12.11.05

Lula e Eu

Sempre fui com a cara do Lula. Votei nele em 89, torci pela sua vitória nas outras vezes. Em todas as eleições andava com os adesivos no carro, bandeira na sacada do apartamento.
Ensinei meus filhos a usar a estrelinha vermelha.
Comemorei sua vitória em 2002.
Mas no final do ano seguinte já tava decepcionado. Em 2003 os bancos tiveram a mais alta taxa de lucro da história. E o desemprego também.
Nas pesquisas que realizei em 2003/2004 já percebia certa desconfiança. Ainda contida, ainda sem raiva, ainda havia esperança.
Em 2004 a economia cresceu 5%.Festa no governo, mas nos indicadores sociais nada. É claro, tudo concentrado, nada distribuído. Só comida, pra jibóia não endoidar de vez.
Mas as pesquisas já começavam a mudar. Não as intenções de voto, Lula ainda tava lá em cima. Nas qualis, os sentimentos, esses sim, já estavam diferentes. É sempre assim, primeiro mudam os sentimentos depois as intenções de voto.
Lembro que desde o início deste ano dizia para os meus clientes:
“Lula não está indo bem”. Era ouvido com ceticismo.
Aí caiu a bomba do mensalão e tantas outras na esteira.
Não vou falar desses quatro meses de inferno petista.
Vou pegar só nesta semana, desde a entrevista do Lula no Roda Viva,quando ficou clara a disposição de mentir,enganar e esconder, daquele Lula que tanto confiávamos.
O galo nem cantou três vezes e nesta quinta, pessoalmente, ele entrou em campo para tirar as assinaturas dos deputados que queriam prorrogar os trabalhos da CPI.
Quase conseguiu. Foi por uma. Mas mostrou à opinião pública em quem de fato ele se transformou
O que restou de Lula vai embora em 2006.
E quem vier depois dele não será muito diferente dele, a julgar pelas pesquisas.
Mas ele merece essa lição. Mentiu,enganou,escondeu, traiu.
Por isso que ele não diz quem o traiu. Ele é que é o traidor.
Tás arrependido Juvêncio? ( poderias me perguntar.)
Isso não é o principal, te responderia. Meus filhos tomaram gosto pela política, e isto é fundamental. Minhas sugestões passaram a ser ouvidas com mais atenção pelos clientes. Acho que todos nos amadurecemos mais um pouco. Vamos ser mais espertos e cuidadosos nas próximas eleições. Crescemos.
Não tô arrependido não. Tô é muito @#%$#@#&¨*
Só isso.

---- - - - - - - - -- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Publicado na edição de hoje da Gazeta de Santarém, o maior jornal do Oeste do Pará, onde escrevo semanalmente.

Nenhum comentário: