27.1.06

Nivelando Por Baixo

Quinze deputados paraenses votaram a favor do fim da verticalização, a regra estabelecida nas eleições de 2002 onde a coligação nacional comandaria as regionais.
Acossados pela dificuldade em suas reeleições, com medo de perder seus mandatos que, como se vê, nada representa além de seus interesses e de quem os comanda – o governador, a igreja e Jader Barbalho – não pensaram duas vezes antes de escolher a quem atender.
Distanciaram-se de seus eleitores, prática em que, aliás, se tornaram tristes especialistas. Afastaram o sistema político de uma representação mais clara e legítima da sociedade, condição em que não tem enquadramento, pela qualidade de seus mandatos e perfis pessoais.
Confiam na ignorância do eleitor, no que tem razão, infelizmente.
Sabem que a informação dificilmente chegará aos grotões, de onde retiram os votos e as esperanças a levá-los à Brasília. E se chegar, será apenas aos áulicos, que deles dependem ou aos prefeitos e grupos que os financiam.
Foi péssimo o comportamento da representação parlamentar federal paraense.
Dos dois que destoaram, um foi pela decisão do partido e outro por não desejar mais ser candidato, o que lhe deixou, quem sabe, mais à vontade para exercer uma opção livre.
Os outros todos ficaram do tamanho de Wladimir Costa,ou Raimundo Santos ou José Priante ou...ou...

4 comentários:

Milton T disse...

Juca, pelo menos divirta-se no fim de semana e relache por 2 dias. Abraço

Unknown disse...

È o que vou fazer depois de uma semana duríssima ,Milton.Bfs prá voce também amigo.

Anônimo disse...

Quem está festejando a queda da verticalização é o sr. josé sarney (em letras minúsculas, tal qual seu caráter) em sua coluna no JB de hoje (dia 27). Por aí se vê que tipo de político se beneficia com a "horizontalização". Aliás, no meu tempo, "horizontal" era outra coisa, era apelido de certas moças alegres...
Como pode um jornal com a tradição histórica do JB dar espaço para uma figura dessas ????

Unknown disse...

Cjk,nossas concordãncias aumentam.
Considero Sarney a mais sombria figura da República.
De fato,horizontal é como a editoria de polícia da Provínicia do Pará,ao tempo de Euclides "Chembra" Bandeira, tratava as putas da Gaspar Viana.
Num contraponto ao vertical usei o horizontal.Tem a ver, na medida que o mandato é oferecido a qualquer interesse que não o de seus concedentes.
Quanto ao JB,ao que sei,desde que em 86,na Presidencia da República, Sarney postergou a bancarrota do jornalão,nele tem sido bem acolhido nos diferentes controles acionários do grupo.
Agora com Nelson Tanure não está sendo diferente,até porque eles tem muita coisa em comum.Abração.