26.6.06

Barbeiro

Do blog do Jeso, uma notícia preocupante.

Nenhuma das três esferas de saúde pública - Sesma, Sespa e Funasa - confirma, para não causar pânico. Mas o blog sustenta: já foram registrados óbitos em Santarém por causa da doença de chagas, com focos detectados na região de Mojuí dos Campos.
Técnicos da Fiocruz, Instituto Adolfo Lutz, USP, entre outros órgãos, estão no município para ajudar na solução do problema.

2 comentários:

Anônimo disse...

Prudência. A Doença de Chagas é doença de longo curso e nos lugares onde não é endêmica pode surgir como caso isolado. Portanto, em razão da natureza de sua evolução é raro o diagnóstico agudo da Doença de Chagas, como foram os casos letais verificados no Sul do País seguida a ingestão de caldo de cana contaminado com o protozoário causador da enfermidade. Nesta última forma, a Doença de Chagas integra por norma sanitária o rol de doenças de notificação imediata à Secretaria de Saúde, estadual ou municipal, e ao Ministério da Saúde.
Na condução do inquérito epidemiológico, é necessário esclarecer se o indivíduo enfermo aquiriu a doença no local onde mora (caso autóctone), ou ali chegou acometido pelo mal, vindo de outra cidade ou estado. O esclarecimento desse fato é crucial para dimensionar a gravidade da ocorrência, a avaliação do desempenho da vigilância sanitária estadual e municipal e balizará as medidas de saúde pública que serão adotadas.
A Doença de Chagas possui tratamento e deverá ser iniciado o mais breve possível para os casos agudos.
Você se espanta com o Mal de Chagas, mas muito mais grave, seja pela doença em sí (não tem cura, é morte certa em dias), seja pelo que denota de descaso e incompetência sanitária, é a ocorrência de raiva urbana transmitida por morcegos no interior do Pará.

Unknown disse...

Obrigado pelo esclarecedor comentário,doutor.
De fato na região Oeste,há muitos anos,ouve-se falar em mal de Chagas.Manaus,que tem uma intensa relação demográfica com Santarém,acusa a presença de doentes desde o início dos anos 90,pelo menos.Fiz matérias sobre isso na época.
É vero também que a raiva assume contorno muitíssimo mais grave, prova incontestável dos problemas sanitários do Pará.