17.8.06

Metodologias de Pesquisa

O Repórter Diário, leitor do blog, parece ter entrado no link do post Pesquisa, que detalha a sondagem do IBOPE publicada no domingo no maior jornal do mundo.
Em nota na edição de hoje, o RD destaca "que não se pode afirmar que Almir vence no pimeiro turno", como fez a folha arrombada pelo IVC.
Tem razão o Diário, embora a diferença entre as duas situações seja mui pequena.
Mas essa não é a única questão aberta com os resultados da pesquisa.
Quais são os 41 município pesquisados?
Com pouco mais de 800 questionários, há muitas cidades onde foram aplicados poucos questionários, e não é recomendável a seleção de amostras com menos de 30 questionários.
A avaliação do governo Jatene, por outro lado, evidencia uma metodologia que inclui o "regular" como aprovação.
Essa metodologia é discutível.
No mínimo deveria ser dividido ao meio o contingente do "regular": metade para aprovação, metade para reprovação.
Aí a aprovação de Jatene cairia para algo em torno de 50% ou 60%, número aparentemente mais próximo da realidade.
Entretanto, há dados muito positivos para os tucanos na simulação do segundo turno: os votos dos outros candidatos se dividem práticamente no meio entre Almir e Ana Júlia. Em outras palavras: a diferença do primeiro turno se mantém no segundo.
Tem mais: a expectativa de vitória, fator importante para a definição da candidatura, é bastante favorável a Almir, quase o triplo da segunda colocada.
Por fim uma surpresa: Almir tem uma baixíssima taxa de rejeição para quem tem tantos anos de "janela". É praticamente a mesma dos concorrentes mais diretos.
Bem, a pesquisa é dura para as oposições, mas tá tudo começando.
O PSDB vai tentar correr prá fechar no primeiro turno.
Mas deve haver segundo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com o poster. Deixei a poeira assentar antes de conversar com meus contatos, e aqui vaum as anahlises recebidas:
1. o quadro estah favoravel aos tucanos, como seria de se esperar, mas o percentual de votos de seu candidato foi ligeiramente menor do que estes esperavam;
2. o numero 'magico" que todos citam eh 76.000 votos. Se o primeiro colocado perder esses votos, segundo turno a vista;
3. A oposissaum diz que ele cai; a situassaum diz que agora vai aumentar a diferenssa, com a campanha iniciada;
4. os candidatos a eleissaum proporcional gostaram da margem de erro da pesquisa apontar a possibilidade de segundo turno. Pensam que assim veraum a cor do dinheiro dos candidatos no primeiro turno, quando suas campanhas estaum precisando;
5. eu acho o contrahrio, os proporcionais estaum se iludindo; se a prossima pesquisa - programada para mais 10 dias - apontar um segundo turno, os tucanos vaum segurar as despesas, visto que a prioridade eh a eleissaum majoritahria.
Infelizmente para o povo, a experienssia tucana de 12 anos de poder ensinou que bancadas parlamentares saum "commodities", podem ser adquiridas com facilidade depois das eleissoens, por meio de compra direta, ou de "leasing".

Unknown disse...

Ótimo comentário,Cjk, seguindo a tradição...eheh.Obrigadíssimo.
E voce está certo quanto ao "faz-me rir" aos proporcionais.Vão segurar.
Abs