10.11.06

Alegoria

Não é verdade que estaria em fase de conclusão uma estátua do secretário Paulo Chaves Fernandes no museu de cera de Madame Tussaud.

16 comentários:

Carlos Barretto  disse...

Te controla, Juca.
Hehe..

Anônimo disse...

Acho uma injustiça o que estão fazendo com o Paulo Chaves com tantas críticas raivosas quanto a sua atuação a frente da secretaria de cultura. Na minha opinião se confundiu muito as atribuições do Paulo desde o início.
O Paulo passou a ser o secretário de cultura e o grande arquiteto das obras maravilhosas feitas pelo governo. O Polo joalheiro, as restaurações da igreja de santo alexandre,do onze janelas,do forte do castelo, a estação das docas,o parque residencia e finalmente o centro de convenções. Será que alguém duvida da beleza dessas obras e principalmente a importancia delas para o turismo do nosso estado? Ontem, por exemplo, voltando de Brasília, sentei ao lado de um cidadão que se dizia apaixonado por Belém. Veio passar 4 meses e ontem voltava de vez para morar aqui.E começou a citar todas essas obras com uma empolgação que me deu o maior orgulho. E olha que ele veio transferido de uma Universidade federal para a nossa justamente numa área que tem muito a ver com a secretaria do Paulo.
E tudo isso foi projetado e idealizado por quem? Por Paulo Chaves.
O que eu acho é que se confundiu muito as atribuições da própria secretaria. Talvez um erro de avaliação do governo ou daqueles que tanto criticam o Paulo.
O que ficou mais marcado na passagem do Paulo pela secretaria de cultura foram justamentes essas grandes obras que deixam os turistas maravilhados e os paraenses orgulhosos. E a polemica que algumas dessas obras causou fez com que o Paulo ficasse no centro das atenções.
Na minha opinião o governo deveria ter criado uma secretaria especial para o Paulo ter feito o que fez de melhor que foram essas obras, e outras que poderia ter feito se não tivesse que dividir seu tempo com outras atribuições da sua área.
Quanto a polêmica da tal foto do Paulo Chaves na estação das docas, dou a minha opinião com a mesma sinceridade. Eu, no seu lugar, jamais teria colocado ou deixado colocar. Confesso que não sei porque foi colocada. Mas qualquer que fosse o motivo, não deveria estar lá. Nem hoje nem nunca.
Com o meu abraço,
Vic Pires Franco

Anônimo disse...

Hahahahahahaha!!!!! E a estátua tinha um chápeu ou boina bem largo na testa????

Anônimo disse...

kkkkkkkkkk, tem cara de boneco de cera.

Anônimo disse...

Olá Juvêncio,

Por falar em Paulo Chaves, recebi hoje a ligação de um amigo de Tucuruí que, por Belém, foi ontem ao Teatro da Paz assistir Beethoven.

No intervalo entrou no proscênio o Paulo Chaves.
Depois de fazer uma ode ao paletó que vestia – inaugurado há 12 anos, na posse primeira de Almir Gabriel como governador - vaticinou que, a partir de janeiro, tudo iria acabar e que o Pará viveria uma Idade das Trevas: o Da Paz voltaria a ser um fosso do mau gosto, marca registrada de tudo que o PT elabora.
E, mais, disse o profeta, com o fel que lhe vinha do esôfago: quem pensa que elegeu Ana Julia está enganado, o eleito foi Jader Barbalho.

Da mesma forma que o Paulo surgiu na ribalta da ribalta se retirou, não antes de declamar “Mensagem:” do Fernando Pessoa.

Acho que o Paulo escolheu mau o fundo musical e a poesia: ao invés da 6ª. Sinfonia de Beethoven, deveria ter escolhido o “Canto de Cisne”, do Schubert; ao invés de “Mensagem”, do Pessoa, ele deveria ter escolhido “Folha morta”, de Ary Barroso.

Um abraço

Parsifal

Anônimo disse...

Gostaria de responder ao Vic Pires Franco que cultura não se faz torrando a grana em obras faraônicas. Talvez ele, por não ser artista, não tenha uma visão melhor de todo este processo que massacrou nossa cultura. Se ele quiser realmente discutir o assunto, peço que leia a postagem "À espera de políticas culturais - Dança", do blog do Yúdice: http://yudicerandol.blogspot.com/
Lá eu mesma escrevo o post. O que era para ser um comentário virou um post. Gostaria, se fosse possível, que o Vic respondesse uma a uma as sete questões que eu coloquei lá. Imagino que ele diga que não vai saber, como o fez com a história da placa. Se é um defensor e admirador tão forte do secretário, acho que ele deveria se informar melhor do que realmente foi a secretaria nestes 12 anos antes de traçar estes comentários. Será que se ele estivesse viajando de ônibus ouviria este cometário que relatou? Acho que seria uma situação muito rara, já que as belas (e questionáveis) obras de Paulo Chaves não alcançam a maioria. Ana Júlia terá muito trabalho para refazer esta política que Paulo Chaves implantou.
Com todo o respeito,

Luciane B. Fiuza de Mello
estudante de Jornalismo

Unknown disse...

Parsifal, valeu a visita.O Pkeys se perde nessas bobagens que adora protagonizar, piadas desnecessárias.

Vic, consignada sua defesa ao secretário.Concordo com seu comentário, fez grandes obras sim.
Abraço.

Luciana, já havia lido sua crítica no Yudice.Porque não rolaram os editais, não é?

Anônimo disse...

O Polo joalheiro, as restaurações da igreja de santo alexandre,do onze janelas,do forte do castelo, a estação das docas,o parque residencia e finalmente o centro de convenções. Copiei esse comentário infeliz do SR. VIC..REALMENTE COMO PODEMOS VER SO TEM OBRA EM BELÉM E ELE FALA DO ORGULHO DO POVO DO PARÁ..??? Dr. Vic sem dúvidas as obras foram importantes mas um secretário passar 12 anos e não ter ido ao interior.. cade a grande obra do DR.Chaves em qualquer interior do Pará?? Foi esssa resposta que o povo do Pará com muito orgulho deu ao GRUPO IMPERIALISTA que se apossou do Poder nesses 12 anos, de luxuria, enquanto crianças carentes se quer tem pracinhas..para brincar...jovens sem centros esportivos para jogar....É muito importante que o governo que entrar mesmo não conseguindo fazer mais obras suntuosas consiga pelo menos apurar e denunciar todas essas aberações (IPASEP/SESPA/SETRAN/SEOP/SECULT)o POVO do PARÁ agradece e assim sim terá muito orgulho.
Obs: Tem DAS do DR. Chaves com diárias pro exterior...mas se quer conhece Bujarú, Tomé Açu, Placas, Faro, Goianésia, quem sabe dos 143 munícipios...do Estado esses assessores so conheçam Belém e Salinas

Anônimo disse...

Juvêncio, por que será que não rolaram? E por que será que sempre foram escolhidos os mesmos grupos? E o IAP, o que aconteceu com a Dança por lá? Na época do Paes Loureiro ainda éramos um pouco mais contemplados.
Não desmereço todas as obras, mas algumas; e a forma como são utilizados os espaços. Um abraço e fico no aguardo das respostas de Vic.
Luciane (com "e"), brincadeira, todos confundem.
Um abraço!

Unknown disse...

É por onde passa bem a crítica ao Pkeys, Luciene (agora sim...rs): critérios de utilização e acesso aos espaços.
Abraços.

Anônimo disse...

Juvêncio, além destes dois pontos, onde ficam os artistas?
Mais uma vez errou, é Luciane (com "a" e "e"), mas pode me chamar de Lu. Bjs!

Unknown disse...

Luciane,..caramba!,,,bem os artistas, os vi na semana que acaba, em plenária na quadra da escola de smaba Quem Sâo Eles.
Mudanças virão, e e hora dos artistas garantirem melhores condições.
Bjs prá voce e bom fianl de semana.

Anônimo disse...

Concordo, pois se a campanha de ana júlia foi criticada por "promessas sem números", acho que está na hora de cobrarmos mesmo. No caso do governo tucano, uma das promessas, a criação do Corpo de Baile, orçado em um milhão na Agenda Mínima na área/ação intitulada "Valorização da Cultura Paraense" ficou só no papel, ou será que dá tempo de fazer até o final do ano? Achei legal abrirem as portas dos espaços ao "povão" no Dia da Cultura, pena que só fizeram isto agora... A propósito, meu TCC é "Análise do discurso do secretário executivo de Cultura do Pará, paulo Chaves, sobre a valorização do artista paraense". Meu final de semana já está ótimo, hoje é meu aniversário. Bom final de semana para você também.
Lu.

Unknown disse...

Parabéns, Escorpiana!
(meus dois filhos mais novos também são)

Anônimo disse...

Parsifal,

Como lhe conheço, sei que não iria reproduzir uma inverdade. Mas o seu informante errou feio quando lhe relatou sobre a fala do Paulo Chaves durante o evento no Teatro da Paz. Quem estava lá e ouviu atentamente a conversa do secretário com a platéia pode testemunhar que tudo que você relatou não condiz com a verdade. Como sei que você é uma pessoa culta e defensora, por isso mesmo, da nossa cultura, não iria reproduzir essa informação gratuitamente só para atingir o secretário politicamente. Mas, na verdade a fala foi noutra direção, de festejo pelos 10 anos da orquestra sinfônica e os novos instrumentos que foram estregues, com direito a interrrupções da platéia para os aplausos. E o nome do seu amigo Jader, dessa vez, não foi citado. Coincidentemente era citado naquele mesmo horário, mas nas matérias nacionais das redes de televisão por mais uma "travessura". Paulo comemorou, sim, e justamente, o fato do Da Paz estar hoje reformado e bem prontinho para qualquer evento digno da nossa cultura.

Um forte abraço,

Paulo Roberto

Bruno Soeiro Vieira disse...

Se for verdade Juca, espero que estátua de cera retrate com fidelidade a foto que por anos ficou na entrada do Teatro Maria Silvia Nunes.
Rsrsrsrs...