22.11.06

Bichos de Casco

O IBAMA apreendeu agora há pouco 399 muçuãs, já abatidos, num restaurante de Nova Déli, informa o online de O IVCezal, a melhor página de notícias on line do Norte.
O poster já esteve neste restô, coisa de uns tres anos, acompanhado de um senador da República.
Seu proprietário, um santareno de Alter do Chão beirando os 80, mas em forma, ao declarar que havia quelônios no cardápio foi alvo de uma brincadeira de meu acompanhante, que se identificou como "fiscal" do IBAMA.
Reconhecendo o senador, desfiou uma lista de nomes famosos de frequentadores habituais de sua casa, inclusive um ex ministro, que sempre que vinha à Nova Déli era levado às tartarugas por um conhecido advogado local.
Pelo tamanho da multa - R$ 200 mil - presumo que vai ter dificuldades para manter a casa aberta.
Ah,sim...comemos, eu e o senador, uma gostosa pescada amarela. Apenas.
Que pena...

14 comentários:

Anônimo disse...

Qual foi o restaurante?

Unknown disse...

Não sei o nome.Fica na 14 de Março, entre Conselheiro e Gentil.
Como ele já foi assaltado várias vezes, o dono colocou uma enorme grade na frente.Tem que conhecer, para chegar lá.
Vale a pena
...mas que pena!

Carol disse...

Vim matar a saudade do Quinta, que já estava me matando. Atualizei o Flor hoje.
Meus pêsames pelos quelônios.
Beijos.

Unknown disse...

Que nada,Carol, voce veio matar a minha saudade...rs.
Vou lá.b

Anônimo disse...

Outro dia fui lá comer uma peixada e o dono do restaurante, sem disfarçar, ofereceu o "exótico" e ilegal cardápio.

Unknown disse...

E voce? Aceitou?

Anônimo disse...

Juvêncio, não vai fechar, por que não vai pagar, como não pagou as outras (é reincidente), e me disse que o "cardápio" é o seu diferencial.
Alex Lacerda de Souza
Analista Ambiental- divisão de fauna e pesca- IBAMA Pará

Unknown disse...

Caramba, Alex, voce estava lá?
Pois é, lendo o on line do Diário eu vi que ele é reincidente.
Mas que "diferencial"hein?

Agora,uma dúvida: a matéria de O IVCezal diz que a chefe de sua divisão, a dra. Maria do Carmo, teria dito que não há criatórios autorizados no Pará.
Minhas fontes santarenas afirmam o contrário.
Quem está com a razão?

Suas visitas são ótimas, Alex.Muito obrigado.

Anônimo disse...

Mas, Juvêncio, há outros locais que vendem muçuã, há muitos anos, abertamente e na cara de quem quiser ver e nunca vi eles serem incomodados. Vi isso no domingo passado. O que não vou fazer é usar o blog para bancar o dedo-duro.
O IBAMA que investigue!

Unknown disse...

É o famoso Picadinho Marajoara não é MM?

Anônimo disse...

Acho que o nome do restaurante é "O Rei da Peixada"! mas que a iguaria e boa isso é. (Mas tudo dentro da legalidade)

Anônimo disse...

Bingo!
Como é um prato caro, há um bar-restaurante que esporadicamente faz sorteio quando a mesa tem muitos adeptos do manjar.
Na cumbuca de um é colocada uma azeitona(bem escondida) e esse, entre os demais, é o premiado, ou seja: come e bebe sem qualquer onus.
E olha que esse a que me refiro está no ramo há uns 30 anos, ou mais.

Anônimo disse...

Juvêncio, estava lá, sim, e a sua fonte errou, existem criatórios de tartarugas e tracajás legalizados e comercializando, bem como de jabutis, mas não existem, até onde sei, criatórios LEGALIZADOS de muçuãs, aptos para comercialização destes animais.
Abraço, Alex Lacerda.

Unknown disse...

Obrigado,Alex, mas quem errou ui eu, ao não dizer que a fonte garantiu a existencia de criatórios legalizados de tartaruga.Na realidade a fonte é sócia, em outro empreendimento, de um cidadão quetemum desses criatórios legalizados.
Ainda bem.
Abs