14.4.07

A Volta do Incorrigível

Com este título, eis a íntegra da matéria da Veja desta semana, que está hoje nas bancas de todo o Brasil.

Jader, o dos desvios na Sudam, tinha uma TV atolada
em dívidas. Agora ele tem a TV, mas não as dívidas



Um dos expoentes do PMDB, partido que anda em lua-de-mel com o governo, o incorrigível deputado Jader Barbalho, recebeu o que pode ser um presentaço de 80 milhões de reais do governo. Em sua fachada, tudo parece se resumir a uma simples rearrumação societária, seguida de uma prosaica transferência de uma concessão de televisão de uma empresa para outra, de modo a adequar tudo à legislação. Examinado nos detalhes, o negócio é uma forte sugestão de que o governo deixou-se sucumbir a expedientes marotos com o objetivo de favorecer o novo aliado.

O desfecho se deu no dia 21 de dezembro passado, quando o presidente Lula assinou um decreto autorizando que Jader transferisse sua concessão da Rede Bandeirantes no Pará. A concessão pertencia a uma empresa atolada em dívidas com o Erário, a RBA. Pois bem, ela foi transferida a uma empresa devidamente saneada, a Sistema Clube do Pará. A RBA tem uma dívida monumental com a União. Deve 82,4 milhões de reais à Receita Federal, ao INSS e ao fundo de garantia. Mesmo assim, conseguiu autorização oficial para livrar-se de uma concessão de TV, seu principal patrimônio, que foi parar no aconchego de uma empresa saneada. A RBA, agora sem televisão, vai certamente ser cobrada por suas dívidas junto à União, mas, como não tem capital para saldá-las, a conta vai ficar dependurada. Com a palavra o procurador Rômulo Moreira Conrado, da Procuradoria da República no Distrito Federal, que examina o caso: "Com certeza, tudo foi feito para que a emissora continue operando sem pagar suas dívidas".

O primeiro passo da operação "Presentaço para Jader" começou em julho do ano passado, quando o ministro das Comunicações, o também peemedebista Hélio Costa, solicitou à Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados que devolvesse ao governo todas as 225 concessões de rádio e TV que estavam sob sua análise. Entre elas estava a concessão da RBA de Jader. Enquanto isso ocorria, o deputado incorrigível cuidou de associar-se à Sistema Clube. Em outubro passado Jader passou a figurar como um dos donos da nova e saneada empresa, juntamente com sua ex-mulher, a deputada Elcione Barbalho, e seus filhos Helder e Jader. Em novembro, com Lula na Nigéria, coube ao vice José Alencar assinar o despacho autorizando a alteração societária da Sistema Clube. O segundo passo estava dado. Agora, faltava dar um jeito no cardápio monumental de dívidas da RBA.

A RBA pagou algumas dívidas e, para as demais, aderiu a um parcelamento especial junto à Receita Federal. Com isso, obteve o atestado de bom comportamento necessário para que a transferência da TV fosse efetivada. Para todos os efeitos, tratava-se, portanto, de uma empresa idônea e interessada em regularizar sua situação perante o Fisco. Até aqui nada a reparar e, sem que isso constituisse qualquer ilegalidade, no dia 21 de dezembro Lula assinou o decreto autorizando a transferência da TV da RBA para a Sistema Clube. O que ocorreu depois é espantoso.

Na semana passada, VEJA teve acesso aos dados cadastrais da RBA junto à União. Até março, a dívida da empresa era superior a 80 milhões de reais. Só na Receita, chegava a 59,5 milhões de reais em imposto de renda, PIS, Cofins, IPI e taxas de importação. "Quando autorizamos a transferência, a empresa apresentou todos os documentos necessários. Se ela deixou de pagar depois, não posso fazer nada", diz Marcelo Bechara, consultor jurídico do Ministério das Comunicações. É verdade. O que Jader conseguiu, aparentemente, foi abrir uma pequena janela orbital de legalidade e enquanto ela não se fechava habilitou-se a receber os favores. Logo, porém, essa janela se fecharia.

Em menos de seis meses – de julho a dezembro –, Jader conseguiu uma transferência que, em casos comuns, levaria pelo menos três anos. Na operação, o deputado só ganhou. Terá a concessão até 2017. Como retransmissora da Bandeirantes, dona da terceira maior audiência de televisão no Pará, a RBA era avaliada em 30 milhões de reais e faturava 550.000 reais mensais em publicidade – faturamento agora transferido para a Sistema Clube, que não tem cobrador no seu encalço. Os cofres públicos, por seu turno, só perderam no negócio. A dívida de 80 milhões de reais da RBA existe e provavelmente será cobrada. Será paga? Pela lei, não é impossível cobrá-la, mas o caminho ficou tortuoso. O histórico da RBA não recomenda muito otimismo. A biografia de seu deputado-proprietário e a silenciosa rapidez com que o negócio foi concretizado também são sinais desanimadores.

Há quase duas décadas a RBA vem construindo um reincidente currículo de calotes. Em 2002, chegou a aderir ao Refis, programa de parcelamento de débitos da Receita, mas não cumpriu o acordo e foi excluída do programa. Exatamente como fez agora... de novo. Além disso, desde agosto do ano passado, as empresas de Jader – incluindo a RBA – estão com bens bloqueados por ordem judicial. O bloqueio é preventivo. Afinal, Jader é acusado de promover um desvio milionário na Sudam, a velha autarquia do desenvolvimento na Amazônia. Se for condenado a devolver os recursos surrupiados, o bloqueio de bens de suas empresas garantirá que o pagamento será feito. A clara facilidade que o deputado-empresário teve de resolver seus problemas societários, mesmo sob o peso de dívidas não pagas com a União e mesmo com seus bens judicialmente bloqueados, é de difícil explicação. Pela lei, bloqueio de bens, por si só, pode constituir um impedimento à transferência da concessão de TV.

Há seis anos, Jader Barbalho teve de renunciar ao seu mandato de senador para fugir da cassação e chegou a ficar onze horas na prisão, investigado por desvios na Sudam. No afã de ter o PMDB sob suas asas, o governo ignorou esse passado. Lula chegou a beijar a mão de Jader Barbalho em um comício em Belém em setembro último. Num jantar com 200 peemedebistas, realizado na quarta-feira passada, ao qual Lula chegou tropeçando nos degraus, o presidente fez elogios públicos ao deputado. "Qual era o progressista deste país que, em 1978, não votava em Jader Barbalho para deputado federal no estado do Pará?", exaltou o presidente. Em nome do outro passado de Jader – o financeiro –, o procurador Rômulo Conrado, do Distrito Federal, vai ajuizar uma ação civil pública contra a União e as empresas do deputado com o objetivo de anular o decreto presidencial que autorizou a transferência da TV. Apoios de incorrigíveis custam caro, presidente. Muito caro.


Foto da RBA.


Sede da RBA, em Belém: a empresa deve 80 milhões, mas agora não tem mais televisão


-----------------

Digam lá, é ou não é o campeão?

-----------------

E o repórter Afonso Klautau, em comentário no post Esporte Predileto, pergunta ao novo Coordenador de Comunicação Social do governo do Pará o que ele acha dessa imundície.
Professor Fábio, a palavra é sua.

35 comentários:

Anônimo disse...

É o retrato do Jader Barbalho !
E o governo do estado é aliado desse nefasto cidadão que, acobertado pelas tramoias, abusa de tudo e de todos.
Em última análise, ele ainda está deputado federal porque foi eleito com o voto da população que - cabrestada ou não - deu-lhe um mandato.
Reclamar? Protestar?
O próprio presidente da República diz que o Jader é um injustiçado.
Fazer o que?
O bispo nada pode fazer, a Justiça - ah! essa é omissa e fica procastinando o que todos sabem o que deve ser feito.
Parabéns, Jader Barbalho, você é o campeão!
Use , como tem feito e abuse, como tem feito, de tudo!
Esse é o Brasil que construimos !

Anônimo disse...

Jáder Barbalho,Helder Barbalho,Jáder Filho e Elcione Barbalho,deveriam estar presos considerando o tamanho da fralde que esses imbecis cometeram se fosse um pobre já estava todo fumado.Júca, taí o resultado do acordo que elegeu Ana Júlia,Governadora do Pará,essa quadrilha não é muito diferente da do Prefeito de Belém,Duciomar Costa , sabes porque Júca?Tomei conhecimento que o Sócio,Amigo Intimo e Irmão do Duciomar,o Bandido PAULO CASTELO BRANCO,está negociando com o Sr.Carlos Santos,aquele do Avistão,a compra da TV MARAJORA,que ainda está fora do AR e me parece que o Jàder Barbalho,estaria ajudando o PAULO CASTELO,no desembaraço dos documentos e que Duciomar seria Sócio do Negocio,Júca tenta apurar essa é quente.

Anônimo disse...

Meu Amigo Juvêncio,estou impressionado com que acabo de ler eras, esse JADER BARBALHO,não tem vergonha na cara parece o Duciomar,pensa que todo mundo é besta e que ninguem ia descobrir essa maracutaia,caso identico aos carros da Guarda Municipal,onde o Duciomar,anda dizendo que é inocente,eras rapaz esses caras parecem gêmeos.

Anônimo disse...

Essa da Televisão do Duciomar é verdade porque ele falou para um empresario de Bragaça um tal de Raimundão da Rodoterra que em breve ele estaria com uma Televisão no Ar só não disse o canal mas me parece que canal 50 não sei se existe.

Anônimo disse...

Gostei dessa semelhança do JADER E DUCIOMAR, Gêmeos é verdade os dois se parecem muito fazem as coisas escondidos o Jader,essa transferencia de televisão o Duciomar,a USINA DE GÁS DO AURÁ,tudo caladinho na manha o anônimo das 3:23 tem toda razão os caras são GÊMEOS,é só observar o jeitão dos dois e conferir valeu amigo.

Anônimo disse...

Não dá para enteder que o errado hoje em dia é o cidadão honesto, que luta para sustentar sua família com dignidade e respeito aos outros.
Não adianta mais reclamar, já joguei a toalha.
No tempo da repressão não podiamos falar nada, ruim não é?, mais pior é falar e não dá em nada, acho uma violência maior, nos tacharem de idiotas, paspalhos, imbecis e tudo mais.

"MILICOS JÁ"

Anônimo disse...

Realmente quem Lembrar do Caso AURÀ,no primeiro Governo do Jáder que inclusive virou livro vol.I e II escrito pelo Saldoso Senador JOÃO MENEZES, a maior bandalheira já feita com terras públicas vai dizer que realmente JADER E DUCIOMAR,são IRMÕAS GÊMEOS,parabens ao Blogueiro que descobriu essa semelhança.

Anônimo disse...

Júca és demais já estou saindo para comprar a VEJA,beijos.

Anônimo disse...

Que tal mandar está matéria para o Blog do Barata - acho que ele vai amar...

Anônimo disse...

Valeu Juquinha.

Anônimo disse...

tomara que essa edição de Veja CONSIGA circular em Belém

Anônimo disse...

O Deputado Jader Barbalho enganou a todos nós,seus colegas de parlamento,e merece ir para o conselho de ética da Câmara.Ele presidiu a comissão de ciência e tecnologia,e ficou sentado em cima dos seus processos de renovação pois suas empresas eram e são verdadeiras catrepeiras de impostos devidos ao governo.No mínimo ele precisa ser afastado imediatamente da comissão,da qual ainda é membro e não tem condições morais de continuar lá. Aliás, moral ele não tem para ser deputado, e só está lá para garantir o seu foro privilegiado,pelos crimes que vem cometendo na vida pública, se tornando um dos homens mais ricos do país,dono de jornal,rádios,televisões,fazendas,milhares de cabeças de gado,mansões em fortaleza,b rasília,belém,coberturas duplex,avião King Air e outros b ens que só o MP pode informar,sem nunca ter tido uma carteira assinada na vida.Todos nós,paraenses,conhecemos Jader antes de assumir o governo. Um liso.Um pobre, como fazia questão de dizer em seus comícios.Esse é o Jader, um delinquente incorrigível.
E além de roubar dinheiro pÚblico,usa o seu jornal vagabundo e comprado com o nosso dinheiro,para roubar a honra de pessoas que amedrontam os seus interesses políticos e pessoais.
Mas eu acredito na justiça e no ministério público para colocar esse meliante no lugar que merece.Vizinho de cela do Fernandinho beira mar.
Atenciosamente,
Vic Pires Franco.
Deputado Federal.

Anônimo disse...

O "pobrema" maior é que o meliante é mais esperto que qualquer um de nós. Basta apresentar os textos deixados pelos anônimos a qualquer professor de português e ver o que ele dirá. Daí porque o JB deita e rola.
"Galera", leitura tb serve pra combater corrupto.

Anônimo disse...

A um mascarado

Rasga esta máscara ótima de seda
E atira-a à arca ancestral dos palimpsestos...
É noite, e, à noite, a escândalos e incestos
É natural que o instinto humano aceda!

Sem que te arranquem da garganta queda
A interjeição danada dos protestos,
Hás de engolir, igual a um porco, os restos
Duma comida horrivelmente azeda!

A sucessão de hebdômadas medonhas
Reduzirá os mundos que tu sonhas
Ao microcosmos do ovo primitivo...

E tu mesmo, após a árdua e atra refrega,
Terá somente uma vontade cega
E uma tendência obscura de ser vivo!

(Augusto dos Anjos)

Anônimo disse...

8 x 23 disse ...

É mais uma do Anhanga para "enriquecer" o seu já famoso prontuário. A pergunta que não quer calar: qual a próxima?
Enquanto isso, o incorrígivel usa e abusa do seu "jornalão" para apontar o dedo imundo contra todos que possam apresentar qualquer ameaça ou contrariedade às pretensões do "grupo".
O pior é que eles estão , cada vez, mais poderosos. Prá você ter uma idéia, Juca, O Liberal não teve nem a coragem de republicar a matéria da Veja. Salve o Quinta...

Anônimo disse...

8 x 23 disse ...

Corrigindo: ...incorrigível...

Val-André B. Pereira disse...

Jader no Conselho de Ética com o PMDB sentado em cima de cinco Ministérios, uma Bancada de quase 100 Deputados Federais morta de fome e o deslavado avanço nas nomeações do 2.0 Escalão do Governo Federal em que constam Furnas, Correios, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Eletrobrás, Eletronorte, Codevasp...com orçamentos muito superiores à maioria dos Ministérios, torna o cenário que o Rei da Malinação pediu a Deus.
Resultado: Impunidade e conivência aberta de Lula e Ana Júlia, seus sócios políticos. Uma vergonha essa situação.

Anônimo disse...

Calma gente, esse Brasil está mudando.
Não depende só dos votos do PMDB e da vontade do presidente Lula. Tem o Ministério Público em cima. Tem a imprensa em cima. Ficar assim não vai não.
Quem sabe até o presidente Lula e a governadora Ana Júlia não queiram se livrar desse aliado incorrigível?
É esperar pra ver.
Vamos fazer a nossa parte. E tudo vai começar lá na Comissão de ciência e tecnologia, onde seus membros vão querer vê-lo pelas costas e bem longe de lá.
Vic Pires Franco
Deputado Federal

Anônimo disse...

ak diz.
Grande Vic:
Então, vamos começar. Você, que foi presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, há pouco tempo, comece a nos contar o que acontece por lá.
Afonso Klautau

William Bayerl disse...

Salve Deputado Vic Pires,

bom dia!!!

Primeiramente, gostaria de lhe parabenizar, por ser um dos poucos representantes públicos que 'desce' para abrir um diálogo conosco (povo), seja para informar, comentar ou, até mesmo, se submeter às críticas.
Atitudes como essa são dignas de políticos que não teme seu passado e que gostam de estar em contato com pessoas que não precisam falar coisas que lhe agradem.

__________________________________

Em relação ao 'Sombra', sem comentários, afinal nada vindo dele me surpreende e se ele está lá a culpa é do povo mal-informado, mal-intencionado e etc.
Portanto, a melhor justiça poderia ter sido feita em outubro passado, já que não foi, é melhor nos acostumarmos com essas notícias.

Anônimo disse...

O Jader e icorrigivel mesmo mas Vic em 2004 aliado do Dudu beijo a mão dele em busca da Sesma e agora mete o pau nele, toma tendo Vicquinho que a tua esposa não ganha nem pra chefe de turma.

Anônimo disse...

Engraçado a alguns anos atras o Pará so tinha um ladrão, o JB hoje temos varios e o filhinho do Almir heim, o homem que se dizia honestamente Almir pode

Anônimo disse...

Dudu quiz tanto ser prefeito de Belém, conseguir com a famosa e falecida turma do União pelo Pará e agora O VICQUINHO senta o pau nele, será a consequecia da viuves da SESPA

Anônimo disse...

Hoje a peça mas engraçado do jogo politico do Pará e o famoso morador do Cristalville que ainda tem um apartamento do Atalanta perguntar não ofender como compraste se antes de ser politico eras um pobre coitado apresentar de telejornal.
To pensando seriamente em ser politico pois e uma carreira muito promissora

Anônimo disse...

Ana Julia tira o Jader do teu lado e dar de volta a Sespa ao VIC pois assim estarais trocando meia duzia por seis, sem diferença.

Anônimo disse...

Realmente VIC o Brasil esta mudando e também o Pará que graças ao povo tirou a corja que comandava este estado a 12 anos atraves de obras eleitoreira, com a palavra a alça viaria de 1,99 cujo o grupeto vossa excelencia fazia parte

Anônimo disse...

O que o Jader fez e igualzinho o que o filho do honestamente almir fazia e agora o aliado do retromencionado se diz estarecido Esperem para ver os braceletes que vão colocar e um ex-secretario de saude ai ele vai cuspir que quem mandava era o nosso ilustre Deputado e sua esposa ex- vicgivernado

Anônimo disse...

Ao Anônimo das 5.10, acho que você tem que saber melhor a história do Bejoqueiro Vic Pires , 1992 ele beijou as mãos do Hélio Gueiros,em 1994 ele beijou as mãos do Almir Gabriel em 1998,ele beijou as mãos do Jáder Barbalho, em 2002 ele beijou as mãos do Simão Jatene,em 2004 ele beijou as mãos do Ducimar Costa e em 2006 ele beijou as mãos do Almir Gabriel,e agora quem será que ele vai beijar as mãos?

Anônimo disse...

Eita anonimo das 06:04 o que vc fala e indiscutivel, o Almil se jugalva o mas honesto, vimos o que aconteceu com seu filho pasmamente.
O Vic agora possa de bonzão, vamos ver o que sera feito com as brincadeiras de seu comandado na SESPA no governo passado.

Anônimo disse...

a retrete da politica paraense não tem jeito, quem viu o Alacid e Jader contra o Passarinho, depois o Jader e Passariho contra o Alacid, depois Jader e Helio e depois o Helio com o honestamente Almir que todos nos sabemos foi Secretario de Saude, Prefeito bionico e senador graças ao Barbalhão.
Todos são cria do JB Salve o Jader que vive com o fastama da cria virando-se contra o criador

Anônimo disse...

Viram o que os maioranas falaram no jornal das 19:00 horas e o Jader fez dentro da lei pois a empresa RBA ainda tens os 4 socios(Jader, E|lcione, Helder e Jardezinho)mas os maioranas no famoso caso do hotel no Amazonas pegaram a grana e trocaram de socio colocando um bando de laranjas.

Anônimo disse...

Ao Anonimo das 07:04, e tenho que me aprofundar melhor sobre o assunto VICQUINHO Beija Mão.
Pois não sabia que o mesmo ja tinha ajoelhado aos pés do JB.

Anônimo disse...

Faltou vossa senhoria anonimo das 07:14 dizer4 que agora o Hildegardo filho do Alacid e ex do Almir agora e Jader Barbalho doente.
Na politica paraense so não ainda Boi Vua o resto e uma verdadeiro handevu de vagabundagem.

Anônimo disse...

O Vic diz para nos por que desististe da Ação popular que vossa excelencia foi a autor contra a maracutaia do maioranas com a nossa TV Cultura, o povo que saber e merece uma explicação

Anônimo disse...

Luluquefala:
Eu, no lugar do deputado Vic Pires, não perderia um segundo sequer para responder para esse bando de jaderista e dudurista. Tudo pendurado nos DAS dados por jader e dudu, somente para falar bem de cada um deles.
O deputado Vic tem mais é que curtir aquela linda esposa, com todo o respeito, porque logo logo ela vai estar ocupadíssima, fazendo tudo o que o Dudu prometeu fazer e não fez.
E o Dudu tem mais é que curtir seus últimos meses bem agarradinho ao sobrancelhudo, pra poder sentir o aconchego e a mão grande daquele que ficará imortalizado como o maior corrupto que o Pará já produziu para o Brasil e o mundo.
Então, deputado Vic Pires, não responda não. E se puder mande todos para o lado das mães que os pariram.
Um abraço na minha ex vice governadora e futura prefeita de Belém.
Lulu