20.6.07

Reintegre-se

A Unicamp está entrando com uma ação de reintegração de posse do setor de adminstração acadêmica da instituição na Justiça de Campinas.
Agora de manhã a Ufpa deverá fazer o mesmo.
A baderna dos bandos começa a ser enfrentada no terreno certo: o da lei.
E o PSOL entra na mira da opinião pública: pode um partido que não comanda seus militantes, comandar uma cidade?
Com a palavra o silenciosíssimo Edmílson Rodrigues, líder das pesquisas de intenção de voto em Nova Déli.

17 comentários:

morenocris disse...

Na Unesp a PM já está presente !

Acho que a "coisa" vai ficar feia hoje, por aqui !

Beijos e bom dia !

Unknown disse...

Bom dia, Cris.
Acho que não.Acabo de saber que houve um novo encontro, agora de manhã, entre o reitor e o ocupantes,e as negociações avançram.É possivel que na assembléia do final da tarde o prédio seja desocupado.Eles concordaram que os trabalhadores que realizam reformas no prédio entrem ainda nesta manhã e retomem o trabalho.
Parece que vai resolver.Parece.
Bjs

Anônimo disse...

A paciência está acabando!! Isso já passou dos limites!! Está mais claro que nunca o cunho político desse movimento!!
Ana Márcia

Anônimo disse...

Porra, eu não sei de nada mesmo!

Leio aqui, leio ali, leio acolá que a manifestação dos estudantes, cidadãos, bandidos, canalhas, enfim..., na Reitoria da UFPA tem cunho político.

...que o "movimento" é ilegítimo.

...que impediram a entrada dos equipamentos de som, pois era para baderna, para sexo-drogas-e-rock e que, pelas músicas que tocam, não era uma manifestação cultural.

...que a ocupação é exemplo de que A ou B não "comanda" C's.

...que talecoisa e coisaetal.

Mas, não é a luta do "povo unido jamais será vencido", contra a "oligarquia de tecnocratas, burocratas, vilões do saber e iconocratas do poder"??? (apenas uma indagação)

Gostaria de ler, aqui ou acolá, o que acham desses "temas" os próprios manifestantes... aí sim seria a democracia da mídia digital...

Mas, penso (acho) que não seria possível, face a exclusão digital que vige neste país!

"Cunho político"! ...ora, tudo o é!

Juca, me explica, por'favor!

Ps.: Pensei numa coisa... Juca (apenas sugestão, é claro, pois você é o proprietário do blog), você bem que poderia convidar um manifestante para digitar seu ponto de vista aqui, ou, escrever-lhe o arrazoado para publicação... seria interessante!

Anônimo disse...

só se for para ler coisas tipo " a gente tamos protestando";

ou " a gente queremos"...por aí.

Unknown disse...

Lafayette, há diferenças fundamentais entre a movimentação estudantil tal como a fizemos, nos anos 70 e 80, e as atuais motivações e estratégias.
A extrapolação de todos os limites, reconhecida até por simpatizantes do movimento,que rachou mais uma vez, ou mesmo de setores mais representativos do PSOL, dá o tom dessas diferenças.
A UFPA não tem conseguido trabalhar bem essas diferenças fora de seus muros, e não tem se revelado capaz de mobilizar os setores que abominam essas práticas- amplamente majoritários nas tres categorias - o que dá um certo alento aos desmandos praticados.
A excessiva tolerância da instituição com as malandragens dos últimos tempos tem contribuído para estimular a sem vergonhice. Em Mato Grosso, voce se recorda, oa alunos literalmente cagaram e mijaram em cima da mesa do reitor...e nada aconteceu.
Ora, aí é demais, não é?
Ou alguém caga em cima da tua mesa, Lafayette, ou da minha, e fica por isso mesmo?
Que papo é esse?
Como é que um aluno agride com violência um servidor público, quase no final de sua carreira, e fica por isso mesmo? Mas que conversa é essa?
Amanhã ele dá uma porrada n cara de um professor que lhe cobra o mínimo de contrapartida por estudar numa universidade pública e gratuita, e aí?
Lafayette, eu deixei de assitir as reuniões do CONSUN pelas cenas dantescas, pelas patranhas que lá vi, protagonizadas por representantes que não honram a representação, não a respeitam.
Por isso, nobre amigo, não pretendo dar guarida a nenhuma discussão com essa galera na ribalta do blog. Quem quiser pode se manifestar nos comentários, observados os limites que os leitores do Quinta já conhecem. Um anônimo enviou sob a forma de comentário a nota mentirosa da Adufpa ontem, aqui no blog. Tá lá, prá quem quiser ler. O Sintufpa e o DCE, ou seus simpatizantes, também podem fazer o mesmo.
Esse é o limite aqui do Quinta.
Acho que os estudantes poderiam abrir um blog, e trabalhar a questão da ótica que bem lhes aprouver.
Um abraço e obrigado pelas sucessivas "provocações"...rsrs

Anônimo disse...

Bem explicado!

O blog é seu, é sua a sua direção!

Posso mandar tomar-algo-forte o anônimo das 11:18?

Se alguem vier cagar na minha mesa, aviso logo que lhe enfiarei o dedo na hora do ato! rsrsrsrs

As provocações são as pípulas do sucesso de um blog, que nada mais é que um papo-de-esquina moderno, cujo quarteirão é do tamanho do mundo!

Ps.: Se ele virar a mesa, eu deixo de ser anti-Grêmio!

Unknown disse...

Ahaha...obrigado Lafyette.
E vou levar essa sua definição de blog para as minha palestras.
Um blog, já postei há tempos esse comentário de um autor americano, ou polemiza ou morre.
E o blog é isso mesmo: nada mais que um papo de esquina moderno.
Nada mais mesmo.
Ao menos este aqui.

------

Mas vc tá vendo o que estão fazendo com o Fogão? Só parando o campeonato mesmo,hein?..rs
E o Obina voltou aos treinos.
Abs

Anônimo disse...

Magnânimo,

O Brasil está em uma fase de absoluta degenerescência social.
É , quem sabe , o início do que se conhece como o "esgarçamento do tecido social ".
Reflexo da leniência de nossas autoridades e da irresponsabilidade de nossas elites vivemos uma ameaçadora fragmentação das instituições assoladas, por todos os lados , por verdadeiras barbáries.
Como essa , agora , que acomete a UFPa.
O que não entendo é a razão de certas medidas, como o anunciado pedido de reintegração de posse da reitoria.
Qualquer advogado ( bem formado...) sabe que a invasão de um prédio público ( bem como de qualquer outro , privado que seja ) configura o chamado "esbulho possessório " e , nesse caso, bastaria ao Reitor da UFPa., oficiar comunicando o fato à Polícia Federal ( por se tratar de bem da União ) e solicitar a imediata desocupação do imóvel.
Não há que perder tempo, até sob a iminência de depredação maior do que já feita , recorrendo ao Judiciário cuja lentidão é por todos conhecida.
Até o Código Civil dá direito ao cidadão e à instituição de reagir incontinenti.
Reage, UFPa!

Unknown disse...

Não foi esse o entendimento da procuradoria da UFPA, meu caro.
Nos bastidores, em geral acontece assim: o titular da instituição "esbulhada" recorre á Justiça. Concedida a liminar, ficam em contato, com certa regularidade, a PF e a JF, avaliando o desenrolar dos fatos.Raramente a medida é imediata.Se as coisas evoluem nosentido da negociação, aguardam-na.Caso contrário, orientam o titular do órgão a solicitar a reintegraçao.Feita, avalia-se mais um pouco até que a PF cumpre.
A UFPA já reagiu, caríssimo.

Anônimo disse...

Juvêncio, entre todos os meandros dessa confusão, prá quê trazer o Edmilson?
Vc sabe a razão que o levou para o PSOL, e muito bem!
Deixa o Ed. fora dessa, tá?

Anônimo disse...

Sem entrar no mérito da contribuição dos movimentos de juventude, entre eles, o movimento estudantil deram à vida (luta e resistência) democrática do país. Quero expressar que em partidos democráticos como o PSOL, não há, comandados e os que comandam. Quisera nós, concordar com o post que o ex-prefeito Edmilson Rodrigues iria até a UFPA "mandar" os militantes e simpatizantes do PSOL que hoje exercem democraticamente a direção do DCE/UFPA, pois foram eleitos para isso, desocuparem a Reitoria.
Tanto a Administração superior da UFPA, quanto as lideranças estudantis terão e deverão, buscar saídas dialogais para a desocupação. Esse filme de usar o poder de polícia não funciona ou será que já esquecemos da curva do "S", naquele 17 de abril de 1996?

Anônimo disse...

PODE!
o partido não, mas Edmilson pode!

jbrrds disse...

Pode um partido que comandou a área de saúde do estado da forma que comandou nos últimos quatro anos comandar uma cidade? Com a palavra a silenciosíssima Valéria Franco, segunda colocada nas pesquisas de intenção de votos em nova Déli.

Anônimo disse...

Uma coisa é o movimento social dos estudantes dos anos 70, contra a ditadura, outra é esse de baderneiros, rebeldes sem causa. Não dá para comparar. No primeiro caso, polícia era símbolo de repressão; no segundo, garantia de direitos da sociedade. Pau nesses fascínoras!

Anônimo disse...

Da mesma forma que, hoje, a Polícia Federal é símbolo de defesa da ordem republicana (no passado o foi da ditadura), a Polícia tem de ser o da defesa dos direitos constitucionais. Que estória é essa desses moleques (alunos e professores da UFPA)declararem que "movimento de estudantes" não é matéria policial? É, sim, se esses péssimos exemplos de estudantes ferirem o direito dos outros. Deixam de ser um movimento legítimo para se tornarem baderneiros da pior espécie (porque universitários!). Que estória é essa de impunidade para universitários, se a lei deve ser igual para todo mundo? Portanto, avacalhação, baderna, abuso, violência deve ser atacado com POLÍCIA, SIM!
E ainda bem que esse reitor reagiu (já estava ficando tarde!) e não deixou a coisa avacalhar como aconteceu na USP (viram as imagens de deboche dos ditos estudantes de lá pela televisão?).
Eu, e toda a sociedade paraense estamos indignados que a ação desses moleques que desonram as melhores tradições do movimento estudantil. Ao invés de invadir reitorias, eles deveriam estar mobilizando a classe estudantil para voltar, isso sim, às ruas e exigir a punição dos políticos corruptos. O resto é piada de mau gosto, causa equivocada de rebeldia, atitude adolescente e inconseqüente, que merece castigo e punição - como se faz com as criancinhas que desobedecem...

Anônimo disse...

Uma pergunta que não quer calar: onde estão os professores e intelectuais da UFPA para reagir? Ficaram calados! Omissos! Todos criticam a boca pequena a ação dos estudantes talibãs e da ADUFPA, mas ficam quietos de público. Logo, merecem tudo isso! São covardes! É por isso que a ADUFPA decide com 12 pessoas em assembléia e diz o que tem de ser feito pela categoria. E depois os outros choram! Esses omissos têm o sindicato que merecem - e os alunos (também omissos) um DCE à altura de sua mediocridade. Poucos, raros, quase ninguém são os que se expõem para defender a academia conforme exige o seu ethos!