26.7.07

"Agências" do BASA

Comentarista anõnimo do blog envia a pontuação das propostas técnicas supostamente obtida pelas agências que disputaram a licitação da conta publicitária do BASA, um naco de R$ 14 milhões. Ei-la:

1. Gamma – 83
2. SIM – 81
3. Oana – 72
4. DMD – 69
5. DoubleM/OMG – 68
6. CA – 66
7. Griffo – 60
8. DC3 – 58
9. Galvão – 58
10. Sotaque Brasil – 49
11. Castilho – 48
12. FAX – 44
13. Verve – 43
14. Mendes – 40
15. Vanguarda – 36
16. Dahás - 15

28 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia, Juca querido.
Bem vindo.
Beijão.

Unknown disse...

Bom dia , minha querida, e obrigado.
Este ano as férias estão, digamos, fatiadas...rs. Ainda tenho mais cinco dias para gozar na próxima semana.Enquanto isso matamos as saudades por aqui.
Bjão.

Anônimo disse...

A SIM pertence ao advogado do Basa Deusdedith Brasil que há um ano já havia dito que levaria um naco.Levou!Viva o Basa.

Unknown disse...

A SIM, ao que sei, pertence a competente publicitária Moema Nogueira.
E (sempre) Viva o Basa!

Anônimo disse...

Bem que o Brasil tentou, mas a agência do genro não levou!

Anônimo disse...

Meu caro Juca, a Moema é sócia do Lula genro do Deusdedith, o investidor da agencia. Todo mundo no Basa sabe e fala disso.

Unknown disse...

Obrigado, caro anônimo, pela informação.

Anônimo disse...

Fim melancólico para o medalhista Osvaldo Mendes, em seis meses perdeu o Sebrae e agora o filé do Basa. Vai ficar só com a conta voluntária do Círio. O velhinho esqueceu de atualizar a sua agencia e só quer viver de fama.

Anônimo disse...

O Marco Pereira da Gamma é sobrinho do Augusto Pereira ex-presidente do Basa.A Marcia Yamada tambem sócia da Gamma é filha do Hiroshi que vai concentrar as contas da Yamada no banco. Daí .....

Unknown disse...

Há muitas maneiras de descrendeciar uma vitória, ou de tripudiar sobre uma derrota, anonimos delirantes e engraçados das 10:58 e 11:13.
Faltam comentários sobre as 13 agências restantes. Ponham a "criatividade" para funcionar...rs

Anônimo disse...

Para quem participa de licitações do gênero, o resultado do BASA foi, no mínimo, estranho. Não falo pela vitória de A ou B, que isso estaria dentro da normalidade, mas pelas notas das às agências, principalmente no Plano de Comunicação (Raciocínio Básico, Estratégia de Comunicação, Idéia Criativa e Estratégia de Mídia).
Houve uma diferença muito grande entre as vencedoras e as demais, exceção feita à terceira colocada, Ohana. As notas foram baixas o suficiente para descredenciar todas as demais, que ficaram abaixo de 70 pontos no total. Mesmo quem tinha conquistado notas próximas ao máximo permitido na apresentação de repertório, relatos de soluções e capacidade de atendimento, com pontuações em torno de 30, com as notas baixíssimas no Plano de Comunicação, ficaram longe da nota mínima e, portanto, foram desclassificadas.
Para não me deter agência por agência, darei um exemplo que, creio, ser revelador:
A Vanguarda, comandada por Chico Cavalcante, obteve apenas oito pontos em 65 possíveis, no Plano de Comunicação. É uma agência com tradição em contas públicas e em participar de licitações na área, de forma competente. Qual teria sido a explicação para nota tão baixa? Não ouso pensar o que pode ter acontecido com o Chico Cavalcante para conceber proposta tão medíocre. Outra agência, se não me engano a Daha, tirou simplesmente nota ZERO. Terão impresso o arquivo errado e colocado folhas com receitas maravilhosas de nossa culinária? Como se tira zero em um Plano de Comunicação?
Não questiono a escolha das agências, mas o "conjunto da abra" dessa licitação, que acabou por se mostrar, como já disse antes, no mínimo estranha.

Unknown disse...

Anônimo das 11:54, seus questionamentos tem procedência.

Anônimo disse...

PRIMEIRA:
A Dahás levou o material em papel A4 todo amassado, pior que papel de embrulhar prego, nem teve o trabalho de grampear, tava no clip, imagine o gabarito da agência. Esse ZERO foi merecido, pelo descaso em TODO o material.

SEGUNDA:
Na estratégia de comunicação a Vanguarda não apresentou o tema, o conceito, o mot da campanha que iria trabalhar, não estava em nenhum lugar, levou ZERO, talvez não merecia, MAS o mesmo aconteceu com a estratégia da SIM, que não tinha conceito, mot, tema, MAS levou 20 de 25 pontos. Será o benedito!!! Indo além a SIM também não apresentou planejamento de mídia, e levou 7 em um material que não existe.

TERCEIRA:
A pontuação entregue para as agências foi colocada em um planilha do Banco e datada após o resultado, então ONDE ESTÁ A PLANILHA ORIGINAL?

QUARTA:
Até onde estudei em comunicação se você tem uma boa estratégia de comunicação você tem uma boa campanha e planejamento de mídia, A nota da Galvão foi 10 em estratégia de 25 possíveis, e 15 de 15 possíveis em mídia. Favor leitores, esclareçam esse mistério, QUAL O CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO E DE CONHECIMENTO? A idéia criativa da Verve de Fortaleza nota ZERO, favor preciso de oxigênio, preciso respirar, a agÊncia com o portfolio mais criativo da concorrência, medalha de ouro no último anuário do CLube de Criação de SP, ganhou ZERO. Vi o material falo quero ZERO é um absurdo, pq vi o material da agência.

QUINTA:
Parabéns ao blog quinta emenda por divulgar os comentários, principalmente, sobre o parentesco das agências, coisa não permitida em outros blogs locais.
Bola pra frente galera, estamos na República das Peixadas, assim como houve na escolha do Sebrae, pelo menos o processo foi mais claro.

portanto:
FAÇA IGUAL A GAMMA E A SIM.
PRO SEU FUTURO, REGUE O PÉ DA PLANTA.

Anônimo disse...

...Da Silva disse ...

Essa licitação do Basa foi uma vergonha. Uma agressão, um desrespeito às agências de publicidade do Estado.É certo que em toda licitação,principalmente de publicidade, quem perde reclama e sempre se acha injustiçado, que a sua proposta era a melhor e por aí vai.É assim em Belém, Parauapebas, Brasília, São Paulo, Salvador e outros. Mas tem que ter o mínimo de critério na pontuação, já que o julgamento, necessariamente, é feito por uma equipe técnica, capacitada assim para julgar as propostas. Convenhamos que a idéia criativa, um dos ítens do julgamento, por ser subjetivo, depende, claro , do gosto de cada um, das preferências do julgador. Mas parece que no caso do Basa não houve julgamento. É só ver as propostas vencedoras e as notas dadas pela comissão. É um escândalo.
Alguns pontos: três agências tiraram zero em idéia criativa; outras três também tiraram zero em estratégia de comunicação; e outras três pegaram zero em estratégia de mídia.
Enquanto isso as agências vencedoras tiraram notas máximas nesses três ítens, sem que haja diferença tão significativa para as outras zeradas: muito pelo contrário.
No plano de mídia de uma das vencedoras, os custos de rádio, outdoor e jornal, individualmente, são maiores que os de TV. A outra vencedora não coloca plano de mídia e ainda faz o orçamento dos custos de jornal com 20% do valor real. E por aí vai.
Trata-se, enfim, de uma licitação "regada ao futuro".
Uma pena que o Banco da Amazônia, uma instituição tão importante da região e tão respeitada, tenha chegado a esse ponto.A questão deve ganhar as barras da justiça.

Anônimo disse...

Oswaldo Mendes baixou hospital Porto Dias.

Anônimo disse...

PELO VISTO O COVARDES QUE ASSINAM COMO "ANÔNIMOS" SE ESCONDENDO ATRÁS DA MÁSCARA TÊM O RABO PRESO COM O VELHO MENDES. O QUE ELE TEM A VER COM TODA ESSA BAIXARIA PRA FICAREM FALANDO MAL DA PESSOA...VCS SÃO UM BANDO DE PARAENSEZINHOS MEDIOCRES MESMO...POR ISSO QUE ESSE FIM DE MUNDO CONTINUARÁ SENDO PALCO DESSES FATOS QUE DENIGREM O MERCADO E PARAÍSO DAS CONCORRÊNCIAS COMPRADAS...EU, MARCELO AMORIM, INFORMO A TODOS OS INVEJOSOS...QUE SE ROEM DE INVEJA DO PODER MÁXIMO DA MENDES...QUE SE QUER FICAMOS DE CARA FEIA...TODOS JÁ SABIAMOS QUE NÃO FICARÍAMOS COM A CONTA...ESSE JÁ ERA UM DESEJO DO BANCO...OU PELO MENOS DA INCOMPETENTE EQUIPE DO MARKETING DELES...QUEM FICAR COM A CONTA IRÁ SABER DO QUE ESTOU FALANDO...QUERO DEIXAR RECADO PARA DOIS POSTADORES: PRIMEIRO, PARA O QUE DISSE: Fim melancólico para o medalhista Osvaldo Mendes, em seis meses perdeu o Sebrae e agora o filé do Basa. Vai ficar só com a conta voluntária do Círio. O velhinho esqueceu de atualizar a sua agencia e só quer viver de fama (PELO VISTO, VC É UM ALGUÉM BEM DESINFORMADO: PRIMEIRO PORQUE NÃO PERDEMOS O SEBRAE...SOMENTE SOMOS UMA AGÊNCIA QUE NÃO PARTICIPA DE LICITAÇÃO PREVIAMENTE GANHA...PORTANTO NÃO PERDEMOS...E SIM, DEIXAMOS PARA VOCÊS SE DEGLADIAREM; SEGUNDO PORQUE NÃO DEVE FAZER A MENOR IDÉIA DOS NOSSOS CLIENTES...DIZER QUE É O FIM PRA MENDES...HAHAHA...ENTÃO TODAS AS OUTRAS GRANDES AGÊNCIAS TAMBÉM ESTÃO NO FIM...POIS NÃO CONHEÇO OUTRA AGÊNCIA COM CLIENTES TÃO EXPRESSIVOS LOCAL E NACIONALMENTE QUANTO AQUI...PELO VISTO SEU PORTIFÓLIO DEVE SER REPLETO DE CLIENTEZINHOS LOCAIS...QUANTO A VOLUNTARIADO DO CÍRIO É SÓ QUESTÃO DE DIVERSÃO...PRAZER...E DIZER QUE BANCO DA AMAZÔNIA É FILÉ, REALMENTE VC NÃO FAZ A MENOR IDÉIA DA VERBA DELES...FILÉ JÁ FOI SIM...FAZEM ANOS...PRECISA SE INFORMAR MELHOR E PARAR DE FAZER COMENTÁRIOS DESSE NÍVEL E COM TAMANHA COVARDIA DE NÃO SE IDENTIFICAR...É TÃO SIMPLES...HAJA COMO EU...FALE O QUE PENSA E ASSINE)

SEGUNDO RECADO, PARA O QUE DISSE: Oswaldo Mendes baixou hospital Porto Dias. (ELE NÃO BAIXOU HOSPITAL E NEM SEQUER FICOU ESTRESSADO - COISA COMUM NELE. CONFESSO QUE ISSO ATÉ ME SURPREENDEU, MAS COMO JÁ FOI DITO ACIMA...JÁ SABIAMOS QUE ISSO ACONTECERIA...SE FOSSE PESSOA DE CORAGEM TERIA ASSINADO...MAS COMO A SUA COVARDIA SE ASSEMELHA A DAQUELAS PESSOAS QUE NO MEIO DA MULTIDÃO DÃO UMA PORRADA E SE ESCONDEM ATRAS DOS OUTROS...INFORMO AOS INTERESSADOS QUE ISSO FOI IMAGINAÇÃO DE MAIS UM INVEJOSO...E É SÓ ISSO...OBRIGADO AO JUVENCIO PELO ESPAÇO EM SEU BLOG...

Anônimo disse...

Acho engraçados os comentários de anônimos como o das 10:58. Nesse mercadinho de pulgas que é a propaganda em Belém o cara redigir um comentário vazio, de veneno inócuo e sem sentido como esse é no mínimo falta de visão do mercado.

Todo mundo sabe que licitações como essa envolvem decisões baseadas majoritariamente em relações pessoais e políticas, sejam elas de natureza nobre ou espúria. Quem disser o contrário é ingênuo ou hipócrita. Atitude correta? Provavelmente não, ainda mais porque envolve dinheiro público, mas atire a primeira pedra o dono de agência local que nunca tenha se beneficiado de esquema semelhante ou que não sonhe em ter o sogro com poder de decisão em um processo do tipo.

Durante sete anos, trabalhei em algumas das maiores agências da cidade e convivi de perto com dezenas de profissionais que atuavam em outras das mais conhecidas. Posso afirmar que nenhum lugar me respeitou tanto como profissional e em nenhum outro vi tanto zelo pelos clientes como na Mendes.

Anônimo, se você trabalha em agência aí em Belém, me diga, você recebe hora extra? Eu recebia na Mendes, mesmo assim, conto nos dedos de uma mão os dias em que precisei sair após às 19h. Sobre salário, você está satisfeito com o seu? O meu na Mendes não me deixava rico, mas era superior ao de todos os amigos e conhecidos de outros lugares em cargos semelhantes ao meu, ah, e era pago rigorosamente em dia. Acho que não preciso comentar também sobre a parte de direitos trabalhistas, preciso? Vou parar por aqui, tenho vários amigos em agências que no momento estão "bombando", mas que mal sabem o dia em que vão receber, não quero deixá-los mais deprimidos.

Sobre o funcionamento da agência e seu atendimento, olha, anônimo, existem mais mistérios na administração de uma agência do que imagina a sua universitária filosofia. Já trabalhei em lugar descoladinho e metido a criativo, mas que nem rezando o cliente consegue receber um simples relatório financeiro porque a agência não sabe nem onde guarda as notas fiscais de fornecedor. Já vi também tudo quanto é tipo de porralouquice em apresentação de campanha, geralmente elas só esqueciam de uns detalhes básicos, coisa simples, tipo pertinência e adequação ao público-alvo.

Eu poderia falar mais, mas isso tudo é besteira, né, anônimo? Claro que é, imagina se essa postura profissional, organizada e correta reflete também na relação com os clientes? Nunca, esses caras, os clientes, não ligam pra isso. Eles preferem trabalhar com empresas desorganizadas, desleixadas e que os passem para trás todo tempo.

Ah, sobre ter chamado sua filosofia de "universitária" lá no começo, desculpe, não leve a mal. É porque eu tinha pensamento parecido com o seu quando fazia faculdade, mas uns anos de guerra no mercado de verdade me fizeram ver quem tem realmente algo a ensinar e quem só acha que sabe fazer propaganda.

Unknown disse...

Obrigado a voce, diretor, pelo desmentido da notícia.
Mas não se aboreça além da conta. Em setembro do ano passado, naquele avião da Gol, havia um passageiro chamado Francisco Cavalcanti.
Foi o suficiente para aparecer um anônimo dizendo que era o Chico Militante...rs
Obrigado pela visita, e vou voltar ao tema. Acabei de receber as planilhas do certame e estou avaliando-as.
Abs, e o espaço é sempre seu.

Unknown disse...

Grande Doda! Prazer em revê-lo, redator e blogueiro de mão cheia que não tem meda ou inveja da "concorrênia".
Vou leva-lo a ribalta amanhã.
Abração prá ti e boa sorte por aí.

Anônimo disse...

Nada não, mas a Mendes ficar em penultimo lugar? Logo a Mendes? Tamanha humilhação jamais imaginada.
PS. Toda vez que a agência perde acusa o certame de cartas marcadas. E quando ganhou? Foi o que?

Anônimo disse...

O maior questionamento não é quem ganhou, e sim das notas tão desproporcionais com o portfolio das agências, história e, claro, material apresentado. Licitação da Petrobras (cancelada), Banco do Brasil, Caixa e outras tiveram e/ou têm questionamentos. Isso não acontece só aqui. Quem perdeu não foi só a Mendes foi o mercado, na concorrência do Banco 3 agências "possiveis" de classificação 2 são do estado e uma do Amazonas, das 13 DESCLASSIFICADAS 11 SÃO DO ESTADO, diferentemente das outras concorrências isso não acontece, a disputa é pau-a-pau, acirrada. Entre os trablhos apresentados na concorrência não existem um abismo tão grande entre os primeiros e os 13 DESCLASSIFICADOS.
Favor leia abaixo:

Propeg, DPZ, Link e Giovanni questionam

A comissão de licitação dos Correios recebeu pedido das agências Propeg, DPZ, Link Bagg e Giovanni+DraftFCB para a revisão do resultado da concorrência da conta publicitária, encerrada dia 6 de julho. Os recursos foram entregues na última segunda-feira (16). As vencedoras foram a De Britto, MPM e novaS/B para uma verba total de R$ 90 milhões. A Propeg, DPZ e Giovanni+DraftFCB ingressaram com um processo cada. A Link, porém, está com cinco processos. A agência pede revisão de nota no quesito capacidade de atendimento. Ela não concorda com a nota máxima dada à Escala. A Link também questiona notas conferidas à De Britto, Mr. Brain e MPM. Fonte do propmark acredita que esses recursos serão analisados a partir desta segunda-feira (23).
Ela prevê que o resultado final vai demorar a sair. A Link e a Giovanni+DraftFCB atendiam os Correios até o início da concorrência. A Propeg foi a primeira colocada no Grupo 1 (com verba anual de R$ 45 milhões para as áreas de logística integrada e encomendas), mas foi
desclassificada abrindo vaga para a segunda colocada, a novaS/B. A MPM ficou com o Grupo 2, verba de R$ 23 milhões que envolve a comunicação de malotes, digital e internacional. A MPM ganhou também o Grupo 3, mas optou pelo 2. No Grupo 3, com verba de R$ 23 milhões (comunicação institucional, ações financeiras e estratégia de conveniência) a segunda colocada foi a Giovanni+DraftFCB, desclassificada na etapa técnica abrindo vaga para a De Britto, a terceira colocada.

http://www.propmark.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=40289&sid=32

Unknown disse...

Ótimo comentário, Marcel. E obrigado pelo link.

Anônimo disse...

Esse Marcelo Amorim não entendeu nada. Não é que o Osvaldo Mendes tenha se hospitalizado. É que a conta do Porto Dias tambem baixou do portfílio da Mendes.
A Unama será a próxima, garantem todos os filhos dos diretores.

Anônimo disse...

Depois que uma das "vencedoras" da "concorrência" mostrou no seu currículo um prêmio Cri-Cri de Criatividade eu é que vou baixar no Porto Dias. aSIM não dá!

Unknown disse...

Anônimo das 10:10: todos os filhos dos diretores, tenho certeza, devem considerar o papel da agência no sucesso da universidade. Já afirmei aqui no blog, e repito: trata-se, na minha modesta opinião, da conta melhor atendida no Pará. E há bastante tempo. Outros publicitários compartilham da minha opinião.

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Anônimo das 4:24.
O Cri-Cri é um prêmio muito simpático. Ficria feliz em tê-lo no portfólio de minha agência, se a tivesse.
Mas pode baixar ao Porto Dias. É um ótimo hospital, ao que sei...rs

Anônimo disse...

Será que a griffo (que ganhou a premiação fantasma CRI-CRI e outros), CA (que publicou anúncio e tudo sobre o prêmio), DC3 (que tem uma placa na entrada da agência com o prêmio), DoubleM e cia tbm, anexaram no curriculum prêmio CRI-CRI? Realmente é um orgulho sim, apenas. Aí Doda mostra aí em SP que aqui o CRI-CRI que é o prêmio, e tu és o pai da criança com o Jansen e Elizio. Putz esqueci de colocar: Mamãe Ursa, ganhador de dois bingos, será que isso valia?
Em um dos portfolios da agência vencedora aparece o nome da mesma pessoa mais de 1 vez, EXEMPLO: Diretora de arte FULANA XÍCARA DA SILVA, e ali sou produtora FULANA SILLVA DA XÍCARA, a mesmíssima pessoa com o sobrenome invertido e 2 "Eles", 12 em capacidade de atendimento hein?
Além do seu planejamento de mídia apresentar alcance para 7 (Pará, Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, Tocantins e Amapá) dos 9 estados ditos pelo Banco como PÚBLICO PRIORITÁRIO (esqueceram do Maranhão e de Mato Grosso), "esquecimento" sem justificativa. E melhor baixar um pai-de-santo em alguém pra explicar essas coisas, sim. Tudo bem porque não dar um boa nota pra essa agência? claro que pode, sim.
Mas detonar outras agências no planejamento, isso é no mínimo uma contradição, sim.
Outra vencedora não apresentou plano geral de mídia, talvez o analisador do Banco tivesse uma calculadora alfa, beta, gama para ir somando as mais de 40 páginas para bater se o valor daria o sugerido pelo Banco, 600 milhas. Boa nota hein?
Galera o que há nessa concorrência é uma contradição absurda sem justificativas das notas, porque a gama de peça apresentadas são similares, sim.

Anônimo disse...

Gente, não sou publicitária, sou jornalista e em tese não tenho nada com isso, mas só fico mais triste porque já tinha essa informação de que o Deusdeth Brasil é o grande investidor da SIM. Sujeito nojento, que praticou assédio moral contra os funcionários do Basa. Graças a Deus finalmente em maio deste ano saiu uma senteça contária a ele, favorável a uma advogada que ele demitiu arbitrariamente do Basa, usando, inclusive, falsificação de documentos. Por causa dele o Basa será obrigado a pagar a ela uma indenização de R$ 600 mil, a maior que será paga no Pará, até agora, por assédio moral.
Essa sentença foi a gota d'água para ele ser demitido da gerência jurídica do banco. Eu tenho toda essa documentação e com ela fiz uma matéria sobre o assunto, mas o jornal onde trabalho, claro, deu apenas duas linhas sobre a sentença, deixando de lado o capítulo do diabólico Deusdeth. Bom, é isso ai, penso às vezes que o crime compensa.

Unknown disse...

Amiga, é o seguinte: suas investigações sobre o caso Deusdedith estão corretas, e o Diário do Pará andou publicando a parada. Tudo bem.

Mas desconheço os investimentos deste senhor na SIM.
Voce se incomodaria de encaminhar as provas de sua afirmação ao blog?

É que assim como tenho alertado os comentaristas deste post para não serem injustos com a Mendes, e alguns foram, farei o mesmo com a SIM, que merece, como já disse, respeito e consideração.
Até prova em contrário.
Se voce as tem, apresente.
Obrigado.