13.7.07

Os Separatistas Alopram

Organizadores do movimento pela criação do Estado de Carajás podem mudar de estratégia na condução do processo caso percebam que o governo do Estado colocou a estrutura administrativa em Brasília para trabalhar contra a aprovação do plebiscito. Será liberada a radicalização em todos os municípios do Sul e Sudeste com efeitos perigosos, principalmente para quem não reside na região.
Essa postura de radicalização foi sempre combatida em todos as instâncias. No final da tarde de ontem, todavia, decidiu-se pela disscussão do tema depois de informações dando conta de que Ana Júlia teria optado em enfrentar o movimento com todas as armas disponíveis.



Só falta parecer de suas assessorias jurídica para a maioria das 38 câmaras municipais trocar a bandeira do Pará pela bandeira do proposto Estado do Carajás. Depois vem o hino a ser entoado em todos os rincões. Nesse crescente, o movimento quer separar o joio do trigo. Quem for contra, será visto como inimigo da região.


Olha, sem meias palavras: as ameaças embutidas no blog do Hiroshi nos posts Rumos dos Ventos e Trocando Pavilhão, acima transcritos, merecem atenção.
Um pouco mais do que tem sido dada, conforme opinou este blog sobre a inércia e a demora da secretaria de Integração do Pará, entrando em cena a reboque da Associação Comercial do Pará.
A tropa da PM que está em Marabá desocupando fazendas deveria estacionar na área, a espera dos desocupados que estão, como se vê, fora de si.

19 comentários:

Anônimo disse...

Olá Juvêncio! Volto de viagem e dou logo de cara com essas notícias... que coisa!
Sobre essa reação dos separatistas, o que me assombra desde logo sequer tem a ver com o mérito da discussão: assusta a desobediência civil e a afronta ao Estado de Direito que se instala, pouco a pouco, em todas as instâncias da sociedade brasileira. Não bastassem as invasões de barragens e o quebra-quebra de parlamentos, agora as câmaras municipais e as prefeituras do interior - veja só, os Legislativos e Executivos locais! - pretendem arrostar o Executivo Estadual usando a arma da ilegalidade, da violação à Constituição. Devem achar que as leis são gibis, que se rasgam fácil, sem conseqüências.
Talvez, alguns me acusarão de legalista, positivista, ou seja lá o que for. Mas sem o domínio das leis, que adianta viver em sociedade? E que direito poderá invocar qualquer cidadão, se não obedece à lei?

Anônimo disse...

querem hastear bandeira de um estado que nem existe?? que coisa ridícula!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
e pelo visto querem baixar o nível do debate sobre a divisão, que já é baixo

Unknown disse...

Fora OTTON!
Não vou perder tempo com energúmenos feito vc.
Sequer vou moderar idiotices como as que vc escreve. Ou melhor, orneja.

Anônimo disse...

você é de uma educação...........

Unknown disse...

Sou sim, admito.

Anônimo disse...

Vejo então que você é do PT.

Só PTistas agem desta forma, como bestiais nunca preparados ao debate e a reconhecer que erram.

A intenção do seu PT é certamente não perder a bela fatia do Carajás, então já percebi que sua opinião é vinculada, não tem vontade própia.

VOCÊ É APENAS MAIS UM PETISTA.

Otton

Anônimo disse...

A tempo.

Grandes homens ouvem, pensam e dão respostas sábias sobre suas idéias.

Os mediocres se utilizam de meios artificiais para ofuscar o debate e estampar em vitrines seus mais absurdos pensamentos.

Veja onde você se encaicha, e decida se publica ou não meus comentários.

Otton.

Unknown disse...

Otto, vc realmente é um chatotórix.
Boa noite!

Anônimo disse...

Radicalizar, o que, rapaz? Faça-me o favor. Só faltava sairmos da farra-oeste paraense para caírmos terrorismo -b paraense.
Só demonstra uma coisa com esse tipo de ameaça: bastou a governadora olhar feio, para apelarem.
Acaso querem o que, acham que vão garfar mais da metade do Pará e o governo atual vai bater palminhas. Tem dó.

Unknown disse...

Bom dia Francisco, de volta a terrinha. Já tive notícias do sucesso da viagem.

Nem preciso dizer mais nada: perderam as estribeiras os separatistas. E é só o começo.Imagine se no plenário do Congresso o plebiscito não for aprovado? E se for, o que acontecerá se eles perderem no voto da população?
Continuo aguardando que os nomes dos "organizadores do movimento" sejam divulgados.
Abs e bom final de semana.

Citadino Kane disse...

Juvêncio,
Será que estamos presenciando a "Caxemirização" do sul do Pará?!
Os mais aloprados acalentam a esperança de tomar conta do poder, um governador, senadores e por aí vai... Em nome do zé povinho se promete um futuro maravilhoso para todos, mas a "verba" tem que bancar a estrutura do Estado e etc., e toma porrada no zépovinho...
Ministrei aulas naquela região pelo projeto de interiorização da UFPA, inclusive, a partir do campi de Marabá pode nascer uma outra Universidade Federal, mas o que sempre me chamou a atenção é que o separatismo estava muito mais exaltado na classe empresarial, formado em sua maioria por forasteiro que fizeram fortuna com o desmatamento, empurrando a fronteira agro-pecuária para dentro da floresta amazônica, goianos, paulista, mineiros são patrões, paraenses e maranheses são peões...
O movimento deveria ser de uma maior integração de nosso Estado, os políticos que conhecemos daquela região sempre fortaleceram políticas de exclusão para a sua própria região, visto que sempre amasiados com os poderosos de plantão,nunca se rebelaram contra os seus "donos" ou melhor "governador", se existe o esquecimento da região, eles próprios contribuíram para tal situação.
O engraçado da "caxemirização", os mesmos políticos que ajudaram a criar o esquecimento do sul do Pará, agora são os radicais... Devem pensar nos cargos para o governo, senado, federal e estadual...
Eles não me convencem!
Abraços,
Pedro

Unknown disse...

Pedro, estou torcendo para os encaminhamentos seguirem dentro dos trâmites legais, dentro das regras do jogo. A demanda é legítima desde que sem apelações à violência, que já é grande naquela região. Tem políticos que não conseguem pensar em alternativas melhores para chamar atenção de seus mandatos. Há empresários que precisam de um fisco ainda mais dependente da influência local. Existem empresas que vêem na divisão uma forma de dividir também as oposições ou vigílias a sua presença na área.Existe a penetração de éticos como o senador Leoamar Quintanilha, do vizinho estado do Tocantins. Enfim, toda uma gama de interesses que envolvem a questão, mistificando-a na bandeira da divisão.
E quando vc vê as estratégias dos organizadores do movimento, incitando a população à violência e à desordem impõe-se a pergunta: quem são os marginais?

Anônimo disse...

Com todo o respeito a opinião de cada um,caro Mr. Juket e demais, gostaria de lembrar que os argumentos utilizados muitas vezes podem esconder um temor incosciente de não em dividir o Estado talvez por vêr outro líder regional nascer mas que também podería ser visto como um aliado a mais para promover o desenvolvimento regional.Pensem no lado bom de que pode ser visto através da máxima de que é dividindo que se multiplica.
Concordo que existem algumas pessoas que correspondem as descrições supra mencionadas .No entanto, por favor, não se pode ser genérico quanto ao suposto caráter que se atribue de forma pejorativa a todos àqueles que, como voces, querem ter a oportunidade de escolher o que consideram melhor para si,suas famílias, seus colaboradores enfim, "donde" se sinta social e culturalmente identificado.
Lembrem-se ,carissimos debatedores, se hoje discutimos essas questões, é porque um dia esses mesmos debates ocorreram quando o Brasil se tornou independente de Portugal, quando deixou o Pará de fazer parte da provincia do Grão-Pará e Maranhão, o Amazonas quando foi desmembrado do Pará e por último o Amapá e quem sabe o próximo será o Estado de Carajás e outros que virão , ou não,a reboque de uma decisão oriunda de um processo inteiramente legal e de participação popular através do voto.Façamos nossas campanhas de acordo com nossas convicções mas temos que ser prudentes e não deixar de fazer esse exercício democrático e nem mostrarmos désdem pela vontade de outros cidadãos dignos como voces.
Um respeitoso abraço a quem se dispôs a encarar essas mal grafadas linhas.

Rômulo Sampaio
www.eco-logic-systems.com

Val-André Mutran  disse...

Caro Juvêncio.
Você, em algum momento, pensou que temos algo a haver com isso?!
Com essa palhaçada?
Independente de qualquer coisa. Já está sendo tomado, as mais urgentes providências.
Aguarde-as.
Eu estou aguardando.

Unknown disse...

Val, com certeza não, tanto que duvidei que Giovani - só para dar um exemplo - pregasse algo parecido.A luta é ferrenha mas é dentro do estado de direito.E como disse no blog do Hiro, estava caminhando dntro dos conformes, não teria e nem tem porque resvalar para a maluquice.
Se vamos ao plebiscito, então vamos,é o jogo, certo?
Fique tranquilo,irmão.Minha perplexidade foi justamente por saber que a organização não compactuaria com tais encaminhamentos.
Pena que isto esteja me custando adjetivos e qualificativos safados e mentirosos no blog do Hiro...mas isso faz parte.
Decerto ele publicará o desmentido dos reais organizadores do movimento e calará os detratores.
Um abs e ótimo domingão prá vc.

Unknown disse...

Mr. Romulógic, vamos ao plebiscito então, sem confusões, pois já as temos demais.E vou tratar a todos na medida da recíproca, nem mais nem menos. Dividindo ou não já afirmei,há anos e anos,que me mudarei para Santarém, onde deveremos nos encontrar...eheh.
Abs e bom domingo prá vc.

Anônimo disse...

Que noticia bôa.Vou mandar providenciar uma tanga e um cocar tapajônico para vc usar na sua nova redação, debaixo de uma samaumeira gigante, de frente para o azulão rio Tapajós. Mano... ...aí tu vais vêr o que é viver na Amazônia (desculpa Val rss) .
Ah ! não esquece a borduna para a gente"educar"bandidos,manipuladores e salafrários.
Enquanto Juket não chega,vamos ao plebiscito.
Abração e bom domingo a todos os bloguistas do quinta.

Unknown disse...

Pô,Mr. Romulogic,uma tanga num coroa que pesa 125 kls será demais...ahahahah.
Pelo menos vai assustar, por causa do tamanho da ...er...borduna..rs
Com todo o respeito, é claro.

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk esse modelito ia arrasar até no Pará Fashion não pelo tamanho mas pelo caimento do modelito.Essa foi muito divertida,Juca.