27.7.07

Tristeza

É gravíssimo o estado de saúde do blogueiro, sociólogo e professor da UFPA Eduardo Lauande, 41, baleado na porta de sua casa ao proteger a esposa de um assalto, no final da manhã.
Um único tiro atingiu-lhe o úmero e daí, numa incrível trajetória, perfurou um dos pulmões, os intestinos grosso e delgado, o pâncreas, e um rim.
Submetido a uma nefrectomia no Hospital Metropolitano, Lauande está em estado de choque, com severas restrições hemodinâmicas e respiratórias.
As próximas 72 horas serão decisivas.
Lauande foi diretor de Planejamento da Sepof até a saída de Carlos Guedes, em junho passado.

-----

Não tenho palavras para expressar minha dor diante de tão arrasadora notícia.

-----

Atualizada às 15:30.

Eduardo Lauande trabalhou na implementação do PTP em sua primeira e decisiva fase. Acompanhou as reuniões nas principais cidades do estado nos meses de março e abril.
Na reunião de Castanhal sentiu-se mal e foi levado ao hospital daquela cidade com a pressão fora de controle. Após algumas horas, retornou a Nova Déli. Ao final da noite, voltou a ser internado, quando foi diagnosticada uma séria arritmia cardíaca, obrigando-o a se afastar de funções antes da saída de Carlos Guedes.
Lauande é filiado ao PPS. Militante do antigo PCB, Eduardo é Mestre em Sociologia pela UFPA.

-----

Atualizada às 17:50.

Lauande deu entrada no HM no final da madrugada. Resiste há mais de 12 horas, e já recebeu 6 bolsas de sangue.

17 comentários:

Anônimo disse...

Não conheço pessoalmente a vítima mas me solidarizo na dor. Na dor e na revolta.
Estamos , todos , entregues a própria sorte e a Deus, pois continua a mesma e eterna omissão do Estado.
Que não se leia isso com nenhuma, repito, nenhuma cor partidária.
A segurança pública, as polícias, a justiça, tudo está podre.
E o que se vê é só "maquiagem" e "cenografia", há muito tempo.
Sinceramente, tô cansado, daí a minha dor e revolta quando tomo conhecimento de mais uma vítima, seja quem for.
Cansei.Paz, urgente.

Anônimo disse...

Sou catolico praticante, faço o bem não olho a quem, cumpro os mandamentos assisto e participo das celebrações e etc

Contra O aborto e favor da PENA de Morte.
Sem emoções, pois vai chegar um dia que nenhuma pessoa vai poder sair de seu domicilio
SDS

Anônimo disse...

Anônimo 3:29 , o dia já chegou faz tempo. A gente sai de casa porque necessita, mas sabe que corre riscos.
Poder sair, não se pode. Mas , mesmo com medo, tem de se "acostumar" com a situação.
E isso me revolta!
Não me acostumo nem aceito.

Anônimo disse...

Contra o aborto e a favor da pena de morte? Ou seja, contra a vida. O católico praticante das 3:29, defendendo o assassinato oficial, é um dos responsáveis pela violência que atingiu Lauande. Que ele consiga se recuperar e retomar a VIDA e que idéias retrógradas sejam sepultadas, para o bem da humanidade.

Anônimo disse...

Caramba, Juvencio , aterradora essa notícia.
Fiquei amigo dele , de vc e de outros paraenses de 1° linha via blog e acabava de postar um comentário no Blog dele sobre as dicas de livro portanto para mim é como se estivéssemos conversando há 2 min atrás.Estou chocado.
E que as forças da natureza dele e os Deuses todos de Baco a Alah o ajudem e tragam logo de volta.E ao bobão que fala em pena de morte e contra o aborto , o Lauande certamente diria , o Brasil tem solução é simples e difícil :
educação , educação , educação , educação , educação , escola , escola , escola , escola , escola , formação , formação , formação , formação ...........
Viva Lauande!!!!!!!!!!

Itajaí disse...

Que absurdo! Fico profundamente entristecido com o acontecido. Esperemos que ele supere essas horas críticas e recupere a saúde.

Carlos Barretto  disse...

Já passei pelo blog dele e deixei minha pequena mensagem sincera torcida pela sua recuperação.
Quem desejar fazer o mesmo, basta ir até http://www.blogdolauande.blogspot.com/

Citadino Kane disse...

JUca,
Recebi nesse instante a notícia e estou muito preocupado, conversei com o Lauande no hiperlíder na semana passada e sempre com aquele jeito jocoso de comentar a política, nos divertimos muito...
Estou sinceramente, rezando.
Que Deus o proteja!
Pedro

Hiroshi Bogéa disse...

Juva, às 10 horas em ponto fiz um comentário no blog do Lauande. Abro agora a net e leio no Quinta esse ato de violência contra o parceiro. Cara, até onde isso vai perdurar? Na saída de casa o casal é seguro pelo braço por bandidos... Meu deus, estou assustado, amigo. E triste.
Torcemos por ele

Anônimo disse...

Caro Juvêncio,não é de espantar essa violência que assola Nova Deli, afinal quase 50% da população da cidade vive abaixo da linha da probreza (com menos de meio SM per capita)! Quem quiser conferir é só ir no site da Sepof (www.sepof.pa.gov.br). Essa mapa da exclusão social acompanhou a prestação de contas do governo estadual encaminhada ao TCE.
Os indicadores são simplesmente chocante. São mais de 800 mil nessa situação, só na RMB; 10 mil morando na rua e assim vai. Ou seja, a situação precisa ir além da indignação de todos nós. Como alguém comentou mais acima, só saímos de casa por necessidade, e quando saímos nem sabemos se voltaremos vivos ou sem uma marca de violência.
Aliás, queria propor que você discutisse esse assunto aqui no blog. O tema deve ser analisado sob o ponto de vista dos fatos, dos dados, e não sob outros aspectos seja religiosos, partidárip, ideológico e etc.
O Estado e todos nós precisamos reagir, não incitiando mais violência, como a pena de morte sugerida, mas construindo políticas públicas que diminuam essas desigualdades sociais.
Que os amigos, cada um na sua fé, dirija suas energias para a recuperação do Lauande. Sinceramente, não quero que sjea mais um a engrossar as estatísticas da violênca paroara, tão banalizadas...
Abraços.

Anônimo disse...

Conheço o Lauande há muitos anos, contemporâneos da militância política, muito embora em trincheiras partidárias distintas desde o início dos anos 80. Estou chocado com a notícia da violência sofrida por ele. É essa mesma espiral - incontrolável e cega - que nos ameaça a todos. Até quando?
Torço para que ele possa superar esse grave momento e continuar contribuindo com sua lucidez e bom senso no desvelamento da realidade de crise social brasileira, cada vez mais profunda e que chega aos limites da bárbarie.

Yúdice Andrade disse...

Juvêncio, somente agora, já noite, acessei a internet e, como sempre, visito primeiro o teu blog. Ao ler a notícia, sinceramente, foi como se levasse uma porrada na cara. Afinal, em se tratando de um dos blogueiros que leio sempre, é como se o conhecesse pessoalmente, como se o encontrasse a toda hora. Que horror, meu Deus!
Registro aqui a minha indignação mas, acima de tudo, a minha solidariedade à família.

Val-André Mutran  disse...

NÃO, NÃO e NÃO!

Não dá mais para aceitar isso. Chega!

Proponho uma blogagem coletiva contra a inoperância a que estamos todos reféns.

Proponho um protesto coletivo na blogosfera contra essa insanidade que tomou de assalto as cidades, nossos amigos, conhecidos, parentes, -e principalmente -, o cidadão comum, o trabalhador, aquele que precisa sair a pé de casa para tomar o coletivo para garantir o pão de cada dia.

Não merecemos morrer assim.

BASTA! CHEGA!! VAMOS TODOS PROTESTAR!!!

P.S.: Mestre. Puxe amanhã a pauta, marque hora e texto coletivo para todos colarmos em nossos espaços e difundir em nossa rede de e-mail's.
Que não fiquemos parados. A blogosfera tem muita força. Vamos agir em protesto a mais essa insanidade que nos tomou de assalto.

Anônimo disse...

Amigo Juvêncio,

Não conheço o Lauande, pessoalmente. Mas, leio seus artigos e até publiquei alguns no Jornal do Comércio. Daqui, fico torcendo para ele superar este momento tão complicado.

Jota Parente

Anônimo disse...

Por isso que se tira nota ruim em ENEM ENAD,ETC o idiota não sabe ler e nem interpretar. Eu sou contra o aborto e ele diz que eu sou contra a vida. ou é burrice, pressa ou desconhecimento.
Pena de morte já, Espero que ele nunca passe pela impotência de ter um familiar direto assasinado
Aguardo resposta. Mas não tem treplica encerro aqui. Siga com DEUS, Fariseu

Unknown disse...

Oliver, Flanar, Citadino, Hiro, Aldenor Jr., Yúdice, Val-André, Jota, e todos os anônimos, obrigado pelos apoios e valeu recebê-los pôr aqui.
De acordo com as notícias do inicio da manhã deste sábado, Lauande segue resistindo.
Abraços a todos.

Anônimo disse...

É, o católico praticante não tem jeito mesmo, ele acredita que ser contra o aborto e a favor da pena de morte é ser a favor da vida! Isso é que dá seguir um líder nazista como Joseph Ratzinger. Isso é que dá viver de superstições. Mas ele que viva com seu deuzinho e continue a incentivar a violência, como seu papinha.