2.7.07

UFPA, 50 Anos

No site da UFPA.

Hoje, dia 02 de julho, acontece no Teatro da Paz a solenidade de comemoração dos 50 anos da Universidade Federal do Pará (UFPA). A data marca a assinatura do decreto-lei nº 3.191, assinado em 1957, pelo então Presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira.
Durante a cerimônia, ex-reitores, membros do Conselho Universitário, autoridades públicas, educacionais e representantes da sociedade civil receberão medalhas alusivas ao cinqüentenário da Universidade. As medalhas foram produzidas com materiais provenientes da região, como o alumínio e a cerâmica.

Histórico - A criação da UFPA reuniu as sete faculdades existentes em Belém: Medicina, Direito, Farmácia, Engenharia, Odontologia, Filosofia, Ciências e Letras e Ciências Econômicas, Contábeis e Atuariais. Os trabalhos voltados à construção da Universidade começaram em 1952, quando um projeto de lei, de autoria do deputado Epílogo de Campos, foi apresentado à Câmara Federal. O projeto arrastou-se durante cinco anos nas diferentes comissões daquela Casa, até que o deputado João Lameira Bittencourt elaborou um substitutivo, aprovado logo em seguida.

O trabalho de implantação da universidade foi delegado ao Profº Dr. Mário Braga Henriques, nomeado primeiro reitor, por meio do decreto presidencial datado de 19 de novembro de 1957. No dia 15 de março de 1958, o Teatro da Paz foi palco da solenidade de instalação da Universidade, presidida por Kubitschek, que veio a Belém especialmente para participar da cerimônia.
Conheça mais sobre a história da UFPA e a programação de eventos alusiva ao cinqüentenário no site dos 50 anos, http://www.ufpa50anos.ufpa.br


-----------

Boas férias prá quem sai, muita paz prá quem fica.
E até dia 1º de agosto.

5 comentários:

Anônimo disse...

Boas férias, Juvêncio, e até a volta!

Unknown disse...

Prá vc também, Francisco. Até a volta.

Anônimo disse...

Mr. Juket,nesse "brake" cultive a melancia do abdomen mas poupe os dedos para as "garras" estarem afiadissimas em agôsto ,sem causar desgosto para o nosso gosto , quando voltares ao teu posto, livre e puro dos encostos.
Enjoy it , dude.
From: Sucursal californiana of International Jukabroadcast (IJB).
Vai que é sua seu Juket.

Unknown disse...

Cara, só te digo uma coisa: meu pai gostava do teu. Quando passares em Nova Déli, rumo à Alter, telefona que eu te conto.

Anônimo disse...

Essa foi a melhor surpresa ( David e SP)que eu poderia têr.Vou fazer isso, com certeza.rss