16.9.07

Agradando Ricardo

Doutor em Economia, Ricardo é um paroara que vive em Frechen, Nordrhein-Westfalenem, na Alemanha.
Comentarista antigo do Quinta, visitou o blog ante ontem no post Os Ladrões e Suas Mãos, imediatamente abaixo, para pedir a publicação da entrevista do acadêmico Wanderley Guilherme dos Santos, quiçá o mais importante e criativo cientista político brasileiro em atividade.
Ricardo, em 2005 neste blog, arguiu a tese da inexistência de propostas, no trabalho de Lucio Flávio Pinto.
Comemorou em 2006 o crescimento de 2,9% do PIB brasileiro, superando apenas o Haiti dentre as economias latino americanas,
Agora em 2007 assume-se adepto da tese da mídia golpista.
Todavia, além de assinar seus comentários, guarda, como se vê, profunda coerência em seus pontos de vista, qualidades respeitáveis que o credenciam a ter seu pedido atendido, pelo que se diz agradecido.
A entrevista de Wanderley, na íntegra, está aqui.

----

Cumpre observar, por uma questão de justiça - aí sim, Ricardo! - que em nenhuma linha da entrevista Wanderley faz oposição ao artigo de Alberto Dines, que se prende às circunstâncias marôtas da vergonhosa sessão que absolveu o marginal.
Do mesmo modo, Dines jamais escreveu que a imprensa brasileira voa em céu de brigadeiro, como afirma Ricardo em seu comentário.
Aprecio sobremaneira os comentaristas que questionam o blog.
Por isso, Ricardo, agradecido fico eu.

9 comentários:

Anônimo disse...

Tive a oportunidade de ter sido aluna do Prof. Wanderley Guilherme dos Santos durante de meu doutorado em Ciência Política, IUPERJ-UFPA.

Pensamento ágil, estilo cortante, seco, sem “falsas retóricas”; o Prof. Wanderley Guilherme dos Santos é um estudioso dos processos de democratização na América Latina.

Em relação ao Governo Lula ele observa que as políticas implantadas neste governo são fundamentais à democratização do Brasil por permitirem a inclusão das demandas históricas de grandes segmentos da população brasileira na agenda pública do país.
Ou seja, algumas políticas implantadas neste governo não poderão ser interrompidas pela "simples" determinação das próximas elites que venham a assumir o lugar da representação pública no governo da federação. Não sem contestação, não sem debate, não sem conflitos; a isto chamamos de processos de democratização.

Nesta entrevista, Wanderley Guilherme dos Santos analisa a institucionalização da Imprensa à condição de um agente importante e, muitas vezes, decisivo, na instabilidade dos regimes democráticos.
Não há qualquer referência ao caso Renan Calheiros; ou qualquer insinuação do professor de que a Imprensa tenha concorrido para tornar o caso mais escabroso do que realmente é.
Infelizmente, tirar idéias de seus contextos originais para reorganizá-las em outros contextos de análise é comum aos mediadores dos discursos sociais, como fez Paulo Henrique nos títulos que antecedem a entrevista e, às vezes, conduz o leitor a equívocos.
Marise Morbach

Anônimo disse...

Oi Juvencio,
Obrigado por publicar a entrevista.
Só algumas correcoes.
1) Nao moro em Frechem (que dizem ser um lugarzinho chato), mas em Colônia com sua catedral gótica, com um ar mais cosmopolitano e, claro, com um carnaval que nao me faz sentir muita saudades dos carnavais de Belém.
2) Ainda nao sou oficialmente Doutor, muito embora - e aqui vai uma auto promocao e uma atualizada do cv- os artigos da tese já estao sendo publicados
(The European Journal of Development Research, Volume 19 Issue 2 2007). No momento, sou pesquisador associado a Universidade de Bonn (ZEF) e trabalho pra Fairtrade Labelings Organisations International.
3) Nao comemorei o PIB de 2.9% daquele ano, como nao comemoro o deste ano. Meu argumento é: nao olhem só o PIB, olhem o dados do PNAD. Estes sim estou comemorando.
4) Por fim, quem sou eu pra dizer que o Lucio nao tem propostas pra Amazonia? Só me dei o direito de discordar.
abracos
ricardo

Unknown disse...

Ricardo.
Paute sempre o blog. Faz muito bem a ele.
Carnaval em Colônia? rapaz de sorte voce!
Sorry pela informação de Frechen, advinda do Site Meter.
Prá mim, com satisfação, já és doutor e te recebo enquanto tal.
Acolhidas as demais preliminares.
Abraços pra vc também.

Unknown disse...

Morbach, obrigado.
É uma honra a comnpanhia de dois doutores aqui no blog.
Bjs

Anônimo disse...

A entrevista é excelente e revela o muito claro pensamento do Dr Wanderley dos Santos! Vou usar nas aulas de teoria da comunic. (Obviamente com as falas do entrevistador, porque boas respostas também devem vir estimuladas por boas perguntas, foi isso que aprendi como estudante de comunicação).

Unknown disse...

Boa noite, doutora Lain, mais uma titulada e queridíssima figura a passar aqui neste post.
Gostou do Wanderley, né?
Ele, aliás, a Ciência Politica, tem ótimos "roteiros" para a teoria da Comunicação.
Esta é uma razão determinante para minha próxima incursão acadêmica.
Bjs

morenocris disse...

Juca, levei esta entrevista. Vou ler com carinho. Fiquei interessada. Depois retornarei ao post.

Beijos.

Anônimo disse...

O livro dele 'Governabilidade e democracia natural' já está na "fila dos que serão lidos" desde ontem! bjs

Unknown disse...

Querida, leia depois "Poliarquia em 3D", onde ele discute os dilemas e insuficiencias da democracia,que repercutiu, e muito, nos EUA, onde ele é professor visitante há mais de dez anos.
Bjs