20.9.07

O Saco

No blog do Noblat, um post semelhante aos que podem ser encontrados nos arquivos do Quinta Emenda já no final de 2005, início de 2006.


Partidinho mais sem-vergonha o PSDB. Mas o PT não lhe fica atrás.
O PT votou para salvar o mandato de Renan Calheiros (PMDB-AL) certo de que em troca ele largaria a presidência do Senado em definitivo ou temporariamente. E aí seria substituído pelo vice-presidente Tião Viana (PT-AC).
Renan, que não é trouxa, agradeceu a ajuda do PT e ficou onde estava. Aliás, com toda razão. Dos 81 senadores, 46 votaram para inocentá-lo.
PT e PSDB cada vez mais se parecem.
Por que o PT está caladinho quanto ao escândalo do Caixa 2 de Eduardo Azeredo (PSDB) candidato ao governo de Minas Gerais em 1998?
Saiu há pouco um relatório da Polícia Federal que desvenda o esquema do Caixa 2 de Azeredo. Teve lá Marcos Valério, o publicitário do mensalão. E dinheiro desviado de empresas estatais.
O PT está caladinho porque o escândalo envolve Mares Guia, atual ministro das Relações Institucionais. O PSDB está caladinho para poupar uma de suas cabeças coroadas - Azeredo.
Sinto muito, e perdoem o lugar-comum, mas PSDB e PT são farinha do mesmo saco.

16 comentários:

Jornalista Jarbas Cordeiro de Campos - Pós Graduado em GSSS - Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde. disse...

Junvencio,

Não apenas farinha do mesmo saco, mas inclusive sublegenda do antigo MDB, tanto o PT como o PSDB. Já naquele tempo Lula apoiava Fernando Henrique para o Senado e Ulysses Guimares,para Federal. Eles são como dizem em São Paulo um caminhão de japones, tudo igual.
Abs do Jarbas do Aparte.

Unknown disse...

Olá, mineiro, quanto tempo!
Prá ser franco, só começo o registro das semelhanças a partir de 2003....eheh.
Abs prá vc!

Anônimo disse...

EU JÁ SABIA!

Anônimo disse...

Boa noite, Juca querido:

pensei em cantarolar,,"tá tudo dominado.." mas além da música de mau gosto, acho que não é bem assim.

Agora, que o PT que está no governo é o PSDB que não deu certo, lá isso é.

Só ppra continuar no tom inicial, há uma música do Aldir e João Bosco - linda! - que a Nana canta, Siameses, que serve bem pra dupla de Ps.

Se você não conhece, aí vai uma palhinha:

" (...) tu és meu acaso
e por acaso eu sou tua sina,
somos sorte e azar,
tu és minha relíquia,
seu sou tua ruína(...)"

Beijão

Anônimo disse...

Não era igual nem parecido. Mas como no filme Zelig, de Woody Allen, as semelhanças foram se construindo na convivência. PSDB e PT não são mais parecidos em lugar nenhum do país quanto são aqui, no Pará. Basta olhar o governo da dona Ana Júlia, para ver que não difere do anterior em nada. É um total vazio de propósitos. Parece que passou a dirigir o mesmo automóvel na mesma direção. É um governo conservador e triunfalista. Vi uma propaganda do governo da dona Ana Júlia e fiquei abismado. Vivemos na Suíça! O PT transformou o Pará na Suíça! E foi tão rápido que a gente nem percebeu. Quem sabe aqueles pinheiros e as ruas asfaltadinhas do CristalVille não estão provocando na governadora essa sensação de que o Pará inteiro mudou com ela para o condomínio fechado mais caro do Pará.

Anônimo disse...

Acho que semelhanças existem entre os dois partidos, mas são semelhanças que método as quais não escapam os partidos que têm responsabilidade de governo. Se são vocacionados para a oposição, como PSOL e PSTU, podem manter em volta de si uma aureola de pureza como as que ornamentam as cabeças dos santos. Veja o exemplo do PPS, ex-PCB. Começa por aí. Um partido que envergonhou-se de seu passado ao ponto de mudar de sigla, abandonando sua história como quem larga no lixo uma bolsa velha. Pois esse partido, hoje sub-legenda do PSDB e do ex-PFL (que também mudou de nome depois de uma pesquisa de opinião que disse que 89% dos brasileiros se dizem "democratas" e não de um debate de rumos), está na mídia com uma campanha em que diz: "PPS. Um partido decente". Será. O único governador da legenda é Ivo Cassol, investigado sob a acusação de ter praticado fraudes em licitações quando era prefeito do município de Rolim de Moura e denunciado por crime eleitoral nas eleições de 2006. Um partido decente jamais teria um meliante como esse suas fileiras... Afinal, uma maçã podre estraga a carga toda... Ou a decência do PPS inclui comprar votos e fraudar eleições?

Anônimo disse...

E o povo, Juvêncio, pensou que votava na mudança... E mudou! Pro Crystal Vile!

Anônimo disse...

Luluquefala:
Deixem a governadora morar bem !
Bem acompanhada, é claro...

Anônimo disse...

48% de aprovação. Lula é um fenômeno de massas. Corrupção sempre houve no Brasil. De Ademar de Barros à ... bom , vocês sabem de que conterrâneo certamente falaríamos. Mas, a pegunta que devemos fazer é: Lula é tolerante com a corrupção? Certamente que não. Mas é pragmático. Mede e pesa com mira na governabilidade para sua presidência e nos interesses partidários regionais e locais.
Ora, não esqueçamos, foi esse governo que mais caçou bandidos de colarinho branco, encardido ou sem colarinho, metendo no xilindró gente que se homizia nos condomínios e edifícios de luxo das grandes cidades.
Essa notável contradição obriga raciocínios bem mais, digamos, sofisticados ao considerar o estado atual das coisas, para não caírmos no risco do nariz de palhaço da hora, que pelo vazio da crítica não nos levará de alguma coisa para lugar algum.
Em resumo: se o governo Lula está longe de um excelente governo (Onde, digam-me encontramos um?), certamente não é o pior dos mundos que tivemos. Aliás, é bom lembrar que em política, principalmente, unanimidades em geral não prestam para exemplo.

Anônimo disse...

É bom explicar ao mineiro, que o PT nunca foi sublegenda do MDB. O partido sempre esteve com origens no PC do B, com quem mantem relações políticas até hoje. A relação com o MDB e os políticos era apenas tática e vinculada a realidade de enfrentamento da ditadura militar. Certamente por ser muito jovem o comentarista concluir de forma equivocada. Nada porém que uns bons livros não substanciem melhor sua crítica.

Anônimo disse...

Bem, taí, Juca, o debate ficou muito bom.

As semelhanças entre PT e PSDB existem e só não se justificavam para quem acreditava que o PT era um partido de esquerda.

Quando olhava esta proximidade eu não me frustrava. Achava mesmo que o PT do Lula, Genoíno et alii - a turma da antiga Articulação - passava a ocupar um espaço na direção da social-democracia, - aquela tal , do estado do bem estar social, ainda que com 30 anos de atraso! - espaço que o PSDB, por não assumir que era um partido das camadas médias da sociedade, deixara vazio.

O tempo provou que na minha fantasia, desejo ou sei lá o quê, eu esquecera um componente que veio à tona e não era esperado: setores do PT, assim como setores do PSDB eram mais irmãos do que gostaríamos e a corrupção como instrumento de manutenção de poder,com o comissãrio Dirceu substituindo com muito menos categoria e mais truculência o Serjão, deu no que deu e ainda dará.

Quanto ao PPS, na própria contabilidade do comentarista, ainda está em vantagem no triste ranking nacional de "quem é menos pior": por enquanto é só o Ivo Cassol.

Agora, a propaganda nos nivelando a palhaços, essa é de uma infelicidade imperdoável.

Beijão, boa noite.

Anônimo disse...

Curioso esse Noblat, bateu tanto no Mensalão do PT enquanto escondia (junto a mídia nacional) o jogo dos seus Criadores (PSDB do Azeredo).
Agora que não dá mais para esconder (o relatorio da PF é público) tenta entregar a fatura para o PT e o Governo.
Para tanto usas-se o Ministro Mares Guia (na época candidato a VICE de Azeredo e VICE todo mundo sabe o que realmente conta).
Nada sobre os responsavéis!
Cadé Aecio Neves que aparece em todas Lista?
E quanto à formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, corrupção ativa ou passiva, peculato, nem uma palavra.
E os chefes? Noblat nem se pergunta se o governador, o ex e o atual, sabiam do esquema, nem se o presidente FHC sabia.

Miséria e esplendor do Jornalismo Político!

Tiberio Alloggio

Anônimo disse...

O cidadão não publica absolutamente nada que contrarie seus mantenedores. Tolos os que o reputam como um jornalista sério. Fez carreira. É homem rico. Mora em cobertura, circula em carro importado (tem pelo menos três) e guarda-costas. Difícil crer que salário de jornalista e ócio de blogueiro garantam essas benesses.Quem sabe ganhou na loteria.

Anônimo disse...

Partidarismo da imprensa, governabilidade, relação tática entre partidos - pontos do mesmo mal: o maniqueísmo da crítica política.
É isso que gera a mudança radical, a cada novo governo, de projetos, nomes, políticas públicas. Parece que vivemos um grande jogo de futebol: há os que torcem pelo Remo e os que torcem pelo Paysandu.
É este o nível da discussão. Desculpe Bia, mas tirando alguns bons comentários - dentre os quais o seu -, o debate está e continua rasteiro.

Anônimo disse...

Curioso esse Tiberio Aloggio, qualquer um que critique o PT é um canalha! Não sei se ele é sociólogo ou ministro religioso que não abre mão dos dogmas de sua religião!
Curioso também o anõnimo das 9:37, para quem os críticos do PT são todos vendidos. Ele inclusive cria uma lenda sobre a "fortuna" dso Noblat. Isso é ser sério?

Anônimo disse...

Não se apresse na réplica. Nem todos são vendidos. Saiba que todo governo merece crítica e o PT possui críticos bem melhores que o tal Noblat. Agora se quizer consumi-lo, faça-o; se quizer elogia-lo, elogie, mas saiba que sempre haverá quem dirá do contrário sobre sua escolha. Lamento meu (minha) caro (a), mas nem Jesus Cristo é unanimidade nesse planeta.