13.9.07

Os Ladrões e Suas Mãos

14 comentários:

Anônimo disse...

Falar sobre a indignação e a revolta que paira sobre todos nós já é lugar comum, quando se trata da política brasileira. Mas, o que aconteceu no Senado Federal neste dia 12 de setembro de 2007, é um escárnio ao povo brasileiro, que em sua maioria de 51% anda na linha e cumpre suas obrigações como cidadão.
Pessoalmente, fico com as observações do Senador Cristóvão Buarque, quando disse que o desempenho do planalto visa tornar o executivo cada vez mais forte em detrimento de um Congresso que fica cada vez mais desmoralizado. Sua tese de que ali existem 300 picaretas se confirma.
Além disso, acrescento que, o Presidente deliberadamente viajou - como quem diz, não tenho nada a ver com isso, mas manda sua tropa de choque ajudar esse companheiro perigoso, que pode levar a perder a coalização que sustenta a governabilidade, nos mesmos moldes da aliança adotada pelo governo anterior.
Tenho vontade é de ficar calado! Mas não me contenho.
Essa charge é o retrato do Congresso.
Antonio Carlos de Andrade Monteiro

Anônimo disse...

Caro Juvêncio,

em Canaã dos Carajás, hoje à tarde, aconteceu um escândalo. A Câmara Municipal de Canaã dos Carajás iria apreciar a proposta de rejeição do ex-prefeito, Anuar. 15 minutos antes das 15 horas, horário em que começaria a sessão, a área de comunicação da prefeitura foi informada que o ex-prefeito conseguira, junto à Rede Celpa, cortar a energia da cidade exatamente às 15 horas. E foi o que aconteceu. O assunto foi denunciado amplamente em sistema de carro de som mas, na prática, o ex-prefeito ganhou mais uma semana e se continuar a patifaria todas as quintas-feiras, ele acaba não tendo as contas apreciadas e rejeitadas, como sugere o parecer do TCM.

Anônimo disse...

Juvêncio,

Há pouco houve uma reportagem impressionante envolvendo o ex-Ministro Silas Rondeau. O sistema de vigilância flagrava alguém entrando com um envelope e saindo sem o envelope. Além disso, havia escuta telefônica.
Alguns meses após, o Ministro já tendo "pedido exoneração por motivos pessoais", vem a curiosidade. Não havia envelope algum. Via-se o filme e, de fato, não havia envelope. E não havia como o dinheiro anunciado caber em um envelope. Houve perícia para saber qual espaço ocuparia o suposto dinheiro.
Daí, mais uma vez, a cautela com as precipitações. Há alguns casos emblemáticos, como a da escola em São Paulo onde as crianças seriam vítimas de abuso. A história foi completamente desmentida, mas aí já era tarde: a vida de quem lá trabalhava já estava destruída. Há o caso de Ibsen Pinheiro, cassado por uma leviandade absoluta: seu saldo de 1.000 dólares foi publicado como sendo 1 milhão de dólares. E foi injustamente cassado, quase foi ao suicídio. Resistiu, hoje está aí, novamente, no Congresso.
Não gosto de Renan. Não sou capaz de lembrar de qualquer projeto, de qualquer idéia daquele homem para o Brasil. E, sem dúvida, enriqueceu a olhos vistos. Mas a questão colocada é a campanha na imprensa contra algum político.
Repito: não digo isso por qualquer simpatia. Ao contrário, não gosto de Renan Calheiros, não o conheço, não o admiro, e acho que representa uma parcela da vida política que está em todos os governos: estava com Collor, depois com Itamar, depois com FHC, depois com Lula.
É que passamos um trauma na nossa história: o suicídio de Getúlio foi promovido pelos Diários Associados, de Assis Chateaubriand, pelo jornal O Globo, e pela Tribuna da Imprensa de Carlos Lacerda. O clima de histeria criado era impressionante. Não havia como combater, a não ser pela via do suicídio. E daí perdemos o grande homem da História do Brasil.
Os órgãos de imprensa brasileiros estão nas mãos de 10 famílias. As televisões estão nas mãos de políticos e de igrejas. Daí a manipulação permanente da informação. O caso dos pugilistas cubanos até hoje rende mentiras. Dois jovens tomaram um porre e saíram à farra com empresários alemães. Depois, sentiram saudade da família e pediram para voltar a Cuba, queriam voltar para suas famílias. Foram acompanhados por um Procurador Geral da República e por um Conselheiro Federal da OAB. Queriam voltar, voltaram. Mas até hoje o tema é tratado como "seqüestro" ou extradição.
No fundo, acho que Renan será condenado daqui a pouco. Mas a imprensa não conseguiu dobrar o Senado. Então, não vejo tragédia nisso. Vejo demagogia - já publiquei aqui sobre os que exigiam voto aberto, mas que, em 2003, votaram contra a proposta. Está em um texto logo abaixo.
Então, há suspeita, há indícios, há outras coisas. Mas a tendência agora é do espancamento da mídia arrefecer. E talvez Renan possa ser condenado de forma justa daqui a pouco.

Castagna Maia

Anônimo disse...

Cara, quer entender como o marketing está virando de perda para o ar? Leia "Marketing muito Maluco". É uma viagem emocionante ao lugar onde crítica social, sátira mordaz e comércio sério se encontram ... e onde os ideais defasados do marketing de massa e a mídia broadcast ficam perdidos na poeira. É sobre a transformação da mensagem do marketing de "queremos seu dinheiro" para "participamos de seus interesses".Irreverente, perspicaz e direto, Marketing Doido é o chamado de alerta que ninguém interessado em qualquer aspecto dos negócios no século XXI pode dar-se ao luxo de ignorar. Gosta de guerrilha? Vai adorar esse livro.

Anônimo disse...

Caro Juvencio,
Dia desses em um dos meios comentários me referi a imprensa como "Golpista". Isto levou a uma seria de comentários em seu blog, inclusive seu. Num post seguinte voce colocou ate uma opiniao do Observatorio da Imprensa pra sustentar a tese que nossa imprensa voa em ceu de brigadeiro . Bem, acho que seria importante (e justo) ler (e reproduzir) a entrevista do cientista político Wanderley Guilherme dos Santos, pró-reitor de Análise e Prospectiva da Universidade Cândido Mendes, professor titular aposentado de teoria política da UFRJ e membro-fundador do Iuperj, ao jornalista Paulo Henrique Amorim, publicada no site Conversa Afiada, sobre o papel da imprensa no Brasil.Se o Dines pode dizer dar sua opiniao neste blog por que o respeitado professor nao pode?
Ficaria agradecido.
Ricardo

Anônimo disse...

Juca,
olha essa parada aqui
http://www.novae.inf.br/site/modules.php?name=Conteudo&pid=780

Anônimo disse...

Querido,

minha ressaca cívica pós-Renan ainda não passou.

Mas estou me esforçando pr não perder o foco: Ideli Salvatti e Berzoini, secundados por Maria Vitória Benevides, propõe o fim do Senado.

Por considerá-los péssima referência, preparo-me para campanha inversa: mantenha-se o Senado e expurgue-se os maus senadores.

E lembro que este mesmo Senado participou de lutas que a cidadaia jogou no seu peito: a cassassão de Collor, por exemplo.

Vamos nos fortalecer cada vez mais e este Senado poderá ainda voltar a honrar o país que representa.

Com você sou sempre excessivamente sincera: é no que eu quero acreditar pra não chorar!

Beijão

Anônimo disse...

Querido,

se isto não ferir as regras do Quinta, peço um "comercial" para este seminário.

http://www.gestaosindical.com.br/eventos.asp

Quem o organiza é Oswaldo Braglia, meu irmão. E embora faça isto láááááááá em São Paulo, pode ser que interesse a algum dos nossos.

Obrigada.

Beijo.

Unknown disse...

Ricardo, estava viajando a trabalho e vou procurar a entrevista do profesor Wanderley no site do PHA, e publica-la amanhã, com muito prazer, quando o blog volta a ser atualizado.

Anônimo disse...

Caramba, querido!

Voltei aqui porque esse cassassão ficou no meu inconsciente!

Cassassão deve ser uma cassação do tamnho de um bonde, que acho que é o que eu desejava para o Renan.

Desculpe, e beijo.

Bom fim de semana.

PS 1 -se eu morrer hoje ou amanhã, você vai ficar roxo de remorso, porque AINDA nao comi as empadas!

PS 2 - obrigada pelo comecial do seminário do Tio.

Unknown disse...

Caríssima, acabo de chegar de ...Marabá, de onde, aliás, não trago extamente boas notícias.
Assim mesmo postarei amanhã.
As empadas ficam para a próxima semana.
Bjão!

Unknown disse...

A "anonima" Castagana Maia.

Certos advogados só vêem justiça nos tribunais, embora não possam explicar porque a corrupção não transita em julgado neste país.

Bj prá vc.

Anônimo disse...

Juvêncio,

Em um outro Post, comentei que nossos "onestos" (assim mesmo - o "H" é mudo) iriam dizer à imprensa que votaram pela cassação. Não deu outra, 46 já assirmaram que condenaram Renan... será que com essas afirmações não se pode anular a bendita votação alegando fraude?

Lúcia

Unknown disse...

...rs
Não Lúcia, não creio.