22.10.07

Trocando de Mal

Pelas notas do Seventy e até no Bernardino Santos, nas edições do final de semana da folha nariguda, pode ter chegado ao fim, e de maneira melancólica, a relação entre os ex governadores tucanos Almir Gabriel e Simão Jatene, pedra cantada há anos pelos desafetos de ambos os morubixabas, nos dois grupos.
Devem seguir caminhos distintos, a partir de agora, as duas lideranças.
Almir vai mudar-se para São Paulo - já mandou a família e jura que segue-a em outubro do ano que vem - após encerrar a carreira, merecido desfecho para quem prometeu tantas mudanças, e tantas pérolas safardanas trouxe à ribalta da cena política paroara.
Amparado num discurso moralista que o levou à vitória em 1994, assistiu calado a escalada da corrupção que atingiu seu governo, e o de seu sucessor, em várias áreas da administração.
Envolvido num crescente de vaidade e deselegância - colecionou grosserias a correligionários e adversários - deixou-se contaminar pelas luzes do poder. Sequer foi capaz de vir a público se manifestar sobre sua derrota em 2006, nem teve a grandeza de comentar as peripécias do filho marginal preso na Operação Rêmora, que durante anos, em seu governo inclusive, saqueou os cofres públicos do estado e de municípios.
Jatene deverá se manter, como profisional, nas consultorias e seminários, preferencialmente focados nas questões ambientais, surfando sobre os louros do Macrozoneamento Economico-Ecológico, cuja fonte seria, na língua de tucanos almiristas, da lavra do emérito professor Roberto Santos.
Políticamente, Jatene vai querer tomar conta do pedaço e juntar as forças remanescentes. Ontem, no encontro do PSDB Mulher em Ananindeua, assistiu sorridente o lançamento da candidatura de Pioneiro para a prefeitura daquela cidade, e fez questão de chamar o ex secretário de Cultura Paulo Chaves para a mesa.
Daqui a pouco, no Crowne Plaza, no seminário que vai discutir alternativas ao desenvolvimento regional - sob os olhares de preocupação das lideranças nacionais - os tucanos vão demonstrar que atravessam um dos mais decisivos momentos de sua história no Pará.

21 comentários:

Anônimo disse...

Não existe nada,nada mais desinformado hoje em Belém do que reporter 70 e o pobre do bernadino.É só barriga.

Anônimo disse...

Bem, se leram no "melhor (ex-maior) do norte e sudoeste", vem FHC, vem Serra, vem Aécio e se puder...vem até a Miss Brasil linda namorada dele.
Já se leram o "diário do bigsobrancelha", não vem FHC, não vem Serra, e até Almir não sabe se vai...
Ô imprensa fuleiro-tendenciosa-desacreditada, não?!!
As edições de domingo são ótimas mas é para embrulhar piramutaba lá no ver-o-peso.

Anônimo disse...

É uma pena ver o que está acontecendo com o PSDB.
Por causa da traição do ex governador Simão Jatene, que acabou com a carreira política do ex governador Almir Gabriel, hoje partido não tem presente e muito menos futuro.
Só passado.

Anônimo disse...

Ao anônimo de 11:12: não leu o post? o almir se acabou sozinho e ainda ajudou a destruir nosso estado. Caramba!!!!

Anônimo disse...

Juca, que explicações você gostaria que Almir Gabriel desse sobre o escândalo envolvendo o filho? Não há explicação plausível. Marcelo Gabriel aprontou durante todo a dinastia tucana e Almir, pra dizer o mínimo, fechou os olhos às peripécias do rebento. Quando a coisa rebentou- sem trocadilhos- o jeito foi se esconder mesmo. Nada mais havia pra ser dito, até porque o candidato Almir havia passado os últimos meses de campanha a pregar a honestidade da qual sempre se vangloriou. Fim melancólico para o ex-governador, que poderia ter entrado pra história do Estado de forma mais digna.

Anônimo disse...

Bem anônimo das 12:24... Não perca a perspectiva das coisas. Concordo que Almir se acabou sozinho (só o Vic acha que não), mas "destruir nosso Estado" é um pouco de "forçação" petista. Ranços. O Estado está aí cheio de problemas pra serem resolvidos. Mas Almir teve o mérito de pelo menos ter um projeto e de fazer algumas obras vitais ao Pará.
Torço pra que Ana Júlia consiga fazer muito mais. Até agora, ainda não consegui decifrar qual o projeto da atual administração para o Estado.

Anônimo disse...

Sem dúvida é este o "jogo de cena" do DEM. Atribuir a Jatene traição ao autodestrutivo Almir.
Aliás esta é uma prática comum em alguns políticos: atribuir a terceiros a culpa de seus próprios desatinos.
Nada mais confortável, não?

Anônimo disse...

Almir = Cadáver
Jatene = Cadáver
Ana Júlia = Zumbi

Anônimo disse...

Assim é se assim lhe parece...

Anônimo disse...

Não é o Democratas não !
Quem diz pra todo mundo ouvir, que foi traído pelo Jatene, é o Almir Gabriel.
Quem não quer ouvir falar no nome do Jatene, é Almir Gabriel.
O democratas, sim, está no camarote vip olhando toda essa brigalhada tucana.
Agora uma coisa é certa, o Jatene traiu o Almir de cabo a rabo. E ele sabe disso.
Ele e todo o Pará.

Anônimo disse...

Toma-lhe e dá-lhe CERPA !

Anônimo disse...

Se engana quem pensa que a cerveja CERPA está no freezer.
Ela está é pra estourar...

Anônimo disse...

Assim como as maracutaias da SESPA também...

Anônimo disse...

Almir se destrui por si so e um borsal e grosso, Jatene deveria ter vestido o par de calças de macho e colocado ele para correr e dito que ele sim era o candidato a Governador e ai aliado ao Jader de quem foi cria se elegeria facilmente e levava O Pepeca para o Senado.
Como o Jader e macaco velho do ... pelado fez a Ana Julia Governadora e enterrou de vez um dos maiores traidores politicos deste estado que foi o Almir Gabriel que todos nos sabemos foi cria do Jader.

Anônimo disse...

Realmente o Sr. Almir Gabriel me decepcionou.
Eu esperava mais dele.
O modo como ele se comportou por ocasião da "Operação Rêmora", convenhamos, foi o fim da picada.
É certo que o comportamento de Jatene não não foi melhor, mas, afinal, Almir é pai de um dos principais envolvidos.
Ele agiu como se não tivesse nada com nada, quando tinha -- e tem! --tudo a ver com tudo... Seu comportamento não foi de pai nem de homem público.
E olha que, na época, se noticiou que Almir Gabriel mora num apartamento registrado em nome de Marcelo Gabriel (o que o tornaria beneficiário das irregularidades eventualmente cometidas pelo filho).
Almir Gabriel não veio a público nem pra desmentir essa afirmação.
É uma mancha e tanto na trajetória, mesmo para os padrões de alguém como Almir Gabriel, que já carrega nas costas coisas como o massacre de Eldorado dos Carajás (pra ficar só nisso)...
Pior do que pela derrota eleitoral, a saída de Almir Gabriel da cena política é deprimente pela desconstrução de uma reputação que, até sua posse como Governador do Pará, era invejável. Porque respeitável.
Ele se nivelou por baixo, renegando um passado que orgulharia qualquer um.
Pena...

Anônimo disse...

O que se poderia esperar de um indivíduo que utilizou o poder para desobstruir (de qualquer jeito) uma estrada bloqueada por trabalhadores, sabendo muito bem que isso só poderia resultar em chacina e logo depois do desastre anunciado corre ao Supremo Tribunal Federal pedindo absolvição?
E de um governante que se vangloriava aos quatro ventos de fazer um "governo de mãos limpas", enquanto o filhote chafurdava na lama, com o beneplácito do amoroso pai?
Delenda est Almir e, sejamos honestos, vai muito, mas muito tarde!

Anônimo disse...

Por falar em barriga, o Repórter 70 desta segunda-feira faz extenso comentário sobre as ruínas de engenho próximo à cidade e repete à exaustão o nome do engenho onde morreu Landi: Murucutu. O nome do engenho é Murutucu! As notas comentam a falta de memória do belenense, não é irônico?

Anônimo disse...

Concordo com quem acha que o ex-governador Almir Gabriel acabou-se ou será escafedeu-se..., sózinho. Tudo fruto da vaidade exagerada e do ranço e ódio que ele nutre dos eus adversários. Já dizia Jutahi Magalhães, que a vaidade é o pior defeito de um homem público. E Almir foi extremamente vaidoso e rancoroso. Deu no que deu! Além de ter sido cínico ( ele e seu tutor midiático Orly Bezerra) em usar e abusar do "Honestamente Almir" na campanha eleitoral, quando sabiam da podridão que cobria a era tucana no governo do Pará. Deu no que deu: Marcelo com bracelete de metal e o papai desmoralizado. Rei posto, rei morto!
Mais uma lição para os políticos do Pará.
Não tenho motivo pra achar que o sobrancelhudo é o santo desta história(de santo, ele não tem nada), mas o Dr. Almir perdeu a grande oportunidade da sua vida. Terminar a sua vida pública como senador respeitado(?), Jatene reeleito e as maracutaias para sempre debaixo do tapete.
E o PT, se quisesse, que batesse palmas para o sobrancelhudo. Era um final feliz para todos.
Mas ainda bem que os políticos e seus tutores midiáticos são vaidosos. Para o bem do Pará. Para o nosso bem!
Mas que a Ana Júlia também não disse ainda o que veio fazer, ou melhor, talvez tenha dito... fazer o mesmo que os outros. rs

Anônimo disse...

Anonimo das 11:43,
Eu sou leitor assiduo do Quinta e , quero lhe PARABENIZAR. Vc. escreve bem e e coerente.

Anônimo disse...

Não veio o FHC, o Serra, o Aécio e a miss... enfim, é o fim........ do tucanato paraense!

Anônimo disse...

Que atitude poderia vir a ter o Sr. Almir, em relação ao filho, morando no milionário apartamento do filho?