25.10.07

Um Banco e Seus Cidadãos

A Comissão que apura os desvios do Banco do Cidadão foi diligenciar na filial.
Desde o início da semana estacionou em Santarém, onde vai tentar levantar as compras de suprimento de fundos realizadas na Pérola.
A lista é diversificada, para manter os supridos bem alimentados e agasalhados. Vai do blazer ao presunto. A Comissão aproveita e tenta verificar se os financiamentos lá concedidos estão, de fato, enquadrados nas normas do Banco. Há indícios que nem todos estariam.
Em Nova Déli, quatro dos oito denunciantes foram afastados e/ou devolvidos à outros órgãos. Ainda hoje o MPE receberá novos documentos comprobatórios dos desvios, e é possível que funcionários do Banpará sejam chamados para dizerem o que sabem de saques ilegais, retirados na boca do caixa, pessoalmente, pelo ex diretor Olímpio Ferreira dos Santos, réu confesso.
Dos seis denunciados, cinco continuam na folha de pagamentos.
Foram registradas baixas também no gabinete do vice governador Odair Correa, no total de quatro, entre eles Fernando Moisés, diretor do gabinete.
Fernando estava colado no vice desde o final das eleições, no ano passado.
Antes de grudar em Odair, Fernando fazia o atendimento da Vanguarda em Santarém.
Encontrei e cumprimentei ambos num vôo para Santarém, no início de dezembro de 2006.

17 comentários:

Anônimo disse...

Será que esse "mau cheiro" que exala do "entorno" do vice não foi ainda detectado pela governadora?
Ou ela sentiu o odor e se finge de morta?
Ou tá esperando que os ventos temporais levem essa podridão para o esquecimento?
Alguém arrisca um palpite de como vai terminar essa imundície?

CHICO CAVALCANTE disse...

Juvêncio,

Fernando Moysés, que é meu amigo pessoal e engenheiro de profissão, nunca foi funcionário da Vanguarda. Por um curto período em 2006 prestou serviço freelance na área de novos negócios, logo desligando-se por razões pessoais. Como um dos denunciantes das supostas irregularidades cometidas no Banco do Cidadão, acabou sendo afastado pelo próprio Odair, temendo que sua presença na vice governadoria pudesse redundar em novas e documentadas denúncias.

Grande abraço.

Unknown disse...

Bom dia, Chico.

Deve ter sido por este curto período, então, que minhas fontes, santarenas e novadelianas, se basearam para fazer as afirmações, agora colocadas em seus devidos termos.
Odair me apresentou Fernando, nas escadas do vôo da TAM, ao desembarcarmos na Pérola, na condição explicitada no post.
Melhor está ele agora, longe do furacão. Que vai aumentar.
Saiu bem, e na hora certa, pelo visto.
Grande abraço e boa sorte!

Anônimo disse...

E os parentes do Fernando Moisés, beneficiados com financiamento do Banco, envolvidos nas denúncias?

Anônimo disse...

Bom dia Juvêncio,

Desculpe eu atalhar com outro assunto, mas é porque vejo a necessidade urgente de o Ministério Público (Estadual e Federal) e a Receita Federal investigarem o cidadão Jean Nunes, formalmente identificado como proprietário da próspera Belém Ambiental, que presta serviços à prefeitura de Belém diretamente (preservação de jardins e praças e paisagismo) e indiretamente (através do contrato guarda-chuva da Terraplena). Isso porque Jean Nunes é protagonista de uma história de revista, dessas de súbito sucesso empresarial, para quem, em passado recentíssimo, era apenas um simples assessor do então senador Duciomar Costa (PTB), o atual prefeito de Belém, eleito em 2004, após ter sido eleito em 2002 para o Senado Federal.

Anônimo disse...

Sobre a vice-governadoria, acho que o cheiro do ralo ainda está só começando a exalar. Há um quilo de denúncias comprovadas com documentos na mão do Ministério Público. Fica a pergunta: vice pode ser cassado?

Unknown disse...

Das 11:14, o nome de Fernando Moisés aparece como avalista em um financiamento, sobre o qual, dizem minhas fontes, nada há de irregular.

Unknown disse...

Das 11:22, claro que sim.

Unknown disse...

Das 11:20, o MPF já está na cola dele. Mais colado do que se pensa, inclusive.

Anônimo disse...

Dsa 11:14 novamente. Mas pelo que soube, o empreendimento para qual os recursos foram solicitados não foi implementado. Aí não tem problema?

Anônimo disse...

Retificando as informações do comentário das 11:20: A Belém ambiental possui dois contratos com a PMB. Foi realizada uma licitação para recapeamento asfáltico para contempla-la com os serviços, onde se exigia ua utilização de um equipamento que somente ela" detinha a qualificação para operar".Para conferir basta olhar as placas de obra onde está sendo feito este tipo de serviço.
Por isso que eu tenho dito: DUDU, separa o do advogado!

Unknown disse...

Das 11:14, essa informação eu não tenho. Mas quem sabe o Fernando Moisés não está passando por aqui e tira sua dúvida, hein Fernando?

Unknown disse...

Das 3:55, vc é malino que só...rs

Anônimo disse...

Bom dia Juvêncio,

Em resposta ao Anônimo das 11:14 e em respeito a você e aos seus leitores, tenho a dizer o seguinte: o empreendimento do qual fui avalista e para o qual os recursos foram solicitados FOI IMPLEMENTADO e o empréstimo solicitado está sendo pago pelas pessoas que contrairam a referida dívida. Se não estivesse sendo pago, os avalistas já teriam sido acionados a cumprirem sua função de avalista, ou seja, quitar o débito com o estabelecimento bancário. Esse sistema de acionamento e cobrança é informatizado e não permite fraude. Você está tentando ver cabelo em ovo, fazendo com que pessoas bem intencionadas que passam por aqui nutram o fio da suspeita em relação a mim e aos meus procedimentos. Para seu azar, isso não ocorrerá. Nada há que desabone minha conduta nos poucos meses em que estive no gabinete do vice-governador do Estado, para onde fui a convite do próprio Odair Correa. Se houvesse, eu não teria sido o primeiro a denunciar irregularidades que documentei e apresentei ao Ministério Público. O Anônimo das 11:14 provavelmente faz parte da lista de salafrários que entreguei ao MP e quer, como todo porco, me enlamear para que eu pareça com os seus.

Um abraço,
Fernando Moysés.

Anônimo disse...

Ei Juvencio na quarta para quinta de madrugada estava a espera do voo que vinha de Brasilia para Belém e o mesmo estava atrasado era para sair as 22:55 hora nossa e so saiu as 01:40 e estava lotado de passageiro paroara esperando, sendo que para minha supresa entra o nosso Vic-governador com um assesor na sala de embarque e acredite ninguem o cumprimetou nem mesmo o ex-presidente do Banpara(Ribeiro)e outros eempresarios paroaras.
Deu para perceber que ninguem conhece mesmo o cidadão.

Unknown disse...

Fernando, bem vindo ao blog e muito obrigado pela atenciosa passadinha.
Um abraço e boa sorte.

Anônimo disse...

Parabens Fernado Moises pela sua resposta e nos sabermos da sua conduta etica.