21.11.07

AL Investiga Gestão de Mário Couto

No site da Alepa, a primeira investigação sobre a gestão último presidente da casa, hoje senador, Mário Couto (PSDB), que se notabilizou pela obessessiva e estranha assinatura de uma renca de convênios com prefeituras do interior, não publicava a tempo o Diário Oficial do Poder, entre outras cositas mas.

Uma carta-denúncia encaminhada à deputada Regina Barata (PT) deve gerar uma investigação sobre a realização de obras e serviços sem processos licitatórios no Poder Legislativo, durante os anos de 2005 e 2006. A deputada apresentou na tribuna do plenário um relato de várias irregularidades que teriam ocorrido nesses dois anos, envolvendo três empresas que prestavam serviços à Assembléia Legislativa: JC Rodrigues de Souza, WT Gomes e Ti&Ta- JW Comércio de Material de Construção e Serviços LTDA.
Segundo a parlamentar, a carta veio acompanhada por cópias de notas fiscais e pedidos de dispensa de licitação. “Só uma das empresas, a JC Rodrigues de Souza, foi dispensada do processo 30 vezes”, enumera Regina Barata. Para isso, ela explica que os serviços e obras eram sempre com valores abaixo do limite legal para exigir licitação.
“O mais curioso é que essa empresa produz farinha de tapioca. Em dois anos, recebeu cerca de dois milhões e 400 mil reais. Será que a Assembléia promovia festivais da tapioca todos os meses para justificar tudo isso?”, ironizou Regina. As três empresas denunciadas receberam, em dois anos, mais de seis milhões e 500 mil reais. A deputada Regina Barata pediu ao presidente Domingos Juvenil (PMDB) a investigação das denúncias. “Além da mesa diretora da casa no período em questão, deve haver também envolvimento de servidores que ainda trabalham aqui e isso deve ser investigado”, ressaltou ela.
O deputado Arnaldo Jordy (PPS) acrescentou que uma comissão parlamentar também deveria ir ao TCE pedir esclarecimentos sobre a aprovação das contas desses processos.
O presidente Domingos Juvenil convocou uma reunião logo após o término da sessão com os chefes dos setores administrativo e financeiro da Assembléia Legislativa, para analisar os documentos anexados à denúncia. “Se for constatada a irregularidade, vamos proceder a medidas necessárias para a apuração e punição dos envolvidos”, garantiu Juvenil. Regina Barata pediu também que o caso fosse encaminhado ao Ministério Público Estadual para a abertura de uma ação civil pública.


-----

Amanhã saberemos, pelo Seventy e pelo Repórter Diário, como andam as relações entre o senador zoológico e os jornalões.

9 comentários:

Anônimo disse...

Ei, Juca,hoje é dia de festejar: o QuintaEmenda atingiu hoje o número de 250.000 acessos. Parabéns e bola prá frente nesse seu trabalho que é o maior sucesso da blogesfera paraense.

a) Eleitor 2008

Anônimo disse...

Fala Juca...

Alguma notícia do resultado das eleições da Uepa? Quem ganhou?
Por sinal, é uma crítica que tenho ao blog, pois passou ao largo das eleições e não nos manteve bem informado... Fiquei sabendo, mas não foi por fonte confiável, que a campanha estava descambando pra baixaria... Alguma informação?
O que este resultado muda na academia paraense?

Unknown disse...

Eleitor 2008, obrigado pela lembrança e elogios. Acho até que vou comemorar mesmo.
Abs


Fala, das 6:47
Não tenho nitícias de hoje, só as de ontem via Diário do Pará.
Aceito sua crítica quanto ao distanciamento do blog nas eleições da UEPA. Cada dia dou menos conta de alimentar o blog a altura da expectativa dos leitores.
Muito trabalho e pouca infraestrutura. E vai piorar, infelizmente.
Quanto as supostas baixarias, nada sei mas não me surpreeendo se tiver ocorrido.
E baixaria na academia é igual a de puteiro. Sem tirar nem por.
Quanto as mudanças na academia paraense com as eleições, vou aguardar o(a) nomeado(a)
Aí postarei algo.

Hiroshi Bogéa disse...

Juva, o máximo essa de medir a temperatura dos Grandes bem cedinho!
Sensibilidade, carinha. Só isso que emerge de você. Gosto pacas, disso.
Ehe eh

Anônimo disse...

Essa Assembléia Legislativa é uma baixaria mesmo, perfeito covil de ladrões. Sobre este assunto, muito boa a materia publicada no liberal de domingo sobre a quantas anda o compromisso dos deputados em legislar, principalmente quando é em causa própria. parabéns ao jornalão, como vc costuma dizer Juca...

Unknown disse...

rsrs...valeu, Hiro.
Até amanhã...eheh
Abs

Anônimo disse...

Juva, aquela história, ainda meio mal contada, da Lidiane da Silva Prestes (parece que nem é esse o nome dela), que era/é menor de idade (nem isso, também, sabe-se ao certo), que parece é/era prostituta (e daí?), presa na mesma cela com homens em Abaetetuba vai feder.

Vi hoje, na TV Senado, que a história ainda vai render.

Será?

Boa noite!

Anônimo disse...

Juca,
Só agora...
Será que adianta?
U-OMI já é senador.

Anônimo disse...

Até que demorou a divulgação da roubalheira que ocorreu na AL.
É voz corrente no orgão, há muito tempo, que o esquema teria desviado mais de R$ 20.000.000,00 -(vinte milhões de reais), na gestão passada, inclusive, dizem as "boas linguas", esse teria sido o maior motivo que possibilitou ao PSDB a formação da expressiva bancada tucana na eleição de 2006.
Se non e vero....
Com a palavra o TCE e o MP