24.11.07

Gestão Pública e Controle Social

Do leitor que se assina Policarpo, em comentário no post abaixo.

É fundamental discutir mecanismos de controle social da gestão pública.
Será que passa pela cabeça de alguém com um mínimo de bom senso que a governadora ou governador de um estado da federação, qualquer que seja ele, sabe em detalhes de tudo que se passa em todos os segmentos da administração pública estadual?
Coisas do tipo:
a) qual a qualidade da água servida na escola "x" localizada no município "y" ?;
b) a quanta anda a seguraça do telhado do posto de atendimento da secretaria de agricultura no município z?
Não é possível que exista tal nível de desinformação quanto o que seja uma gestão governamental estadual.
Uma gestão pública estadual é feita por um largo conjunto de pessoas que atuam sob arcos diferenciados em termos de temas e responsabilidades.
As autoridades principais respondem pelo conjunto das responsabilidades governamentais mas não dispõem de todo o universo de informações referentes a gestão pública.
A governança se faz num universo marcado por forte assimetria de informações entre gestores que atuam em áreas específicas e gestores que respondem por um universo mais amplo de responsabilidades administrativas.
É preciso compreender minimamente a gestão pública para poder entender o que se passa no âmbito das políticas públicas.
Ou a gente qualifica o debate ou vamos amargar desastres como este (a prisão da menor em Abaetetuba) muitas vezes mais.
É esencial que se "discuta já" mecanimos de controle social da gestão da coisa pública. Esse controle não serve apenas para se evitar desvio do dinheiro público, mas também (dentre outras razões) para inibir atos como os observados em Abaetetuba e Parauapebas (que provavelmente deve ter acontecidos em outros municípios do estado).
A detonação política da governadora será feita pela oposição, mas é necessário que uma discussão mais aprofundada sobre gestão pública seja realizada para além dos interesses relacionados as próximas eleições.
Controle social da gestão pública já!

17 comentários:

morenocris disse...

As meninas do “interior”

É só a ponta da linha do carretel(como dizia a “vó”). A questão de mulheres detidas na mesma cela com homens, mulheres que não vêem mulheres, prostituição, drogas, falta de escolas, ausência de qualidade de vida, desemprego, etc., são situações que retratam o estado de abandono de nossos municípios. Não dá para nadar na superfície. Tudo e todos estão envolvidos. Em todas as esferas. Instituições. Poderes. É o desamparo. Esse é o retrato e 3x4 de nosso “interior” do estado – 143 municípios.


Beijos.

Anônimo disse...

Além do contrle social da gestão pública,penso que teremos que exigir pessoas mais qualificadas para os cargos em comissão.
Sabedores que somos que as forças políticas que levam alguém ao poder vão pleitear estes cargos, porém naqueles que há necessidade de responsabilidades maiores não podem ser colocados apadrinhados que estão apenas ocupando lugar para fazerem a campanha eleitoral de seus padrinhos político.
Lamentavelmente é o que estamos assistindo na atual gestão.
Gente desqualificada que encheram as Secretarias de DAS que não estão dando efetividade às políticas públicas tão necessárias ao nosso povo mais sofrido e principalmente do interior.
Bastar um passar de olhos na SEIJDH, na SEGUP,na SUSIPE.
Na Polícia Civil a coisa é grave porque ocupam os cargos principais desta instituição delegados de carreira, porém sindicalistas que possuem um fortíssimo espírito corporativo, este é um fator que os impede de exigirem de seus subordinados presteza em seus serviços.
A Corregedora é uma delegada que não quer se indispor com ninguém, se isto persistir cada um vai fazer o que bem entende sem dá satisfação a ninguém, pois o que menos há é espírito público de servir a sociedade, verdadeiros servidores públicos.
Daí acontecer casos como este gravíssimos de violação dos direitos humanos e diga-se de passagem de pessoas pobres.
Porque nada se justifica bacharéis em direito não saberem que mulheres não podem ser encarceradas junto com homens. Alíás nem precisa ser bacharel.
Infelizmente assistimos, a leniência, negligência e politicagem no serviço público.

Anônimo disse...

a repercussão na CNN:

http://edition.cnn.com/video/#/video/world/2007/11/23/frazier.brazil.girl.rape.cnn

Anônimo disse...

É certo que a governadora não pode resolver, em tão pouco espaço de tempo, a situação de descalabro deixado por outros governos. Mas em um ano de governo ELA TINHA O DEVER DE TER UMA DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DO ESTADO, ISSO ELA TINHA QUE SABER SIM.
Outro dado importante: a governadora não foi detonada pela oposição. Ela foi detonada por ela mesma, começando pela dança de carimbó enquanto todo o país se chocava com a notícia, depois as declarações de sua secretaria com cara de paisagem no mesmo jornal que mostrava a presidente da comissão de direitos humanos cheia de indignação e posteriormente, cada vez que abre a boca a governadora se complica mais. Também não nos consta que a oposição esteja fazendo algum barulho. Foi a imprensa, o conselho tutela e a OAB que denunciaram o caso...VAMOS DAR A CESAR O QUE É DE CESAR.

Alcinéa Cavalcante disse...

Juvêncio,
fiquei uma semana longe da blogosfera. Hoje estou de volta e passei logo por aqui para saber as notícias daí.
Bom domingo.

Unknown disse...

Obrigado, querida.
Eu vi que estava o blog estava parado no Xô...rs
Que pena a irmã do Gilvam,hein?
Conheci-a na campanha de 96.
Mas, vamos em frente.
Bjs e boa semana.

Anônimo disse...

A questão é, como a Governadora procura se desculpar, Decretos e promessas de construção de cadeias para menores ..., é muito desoreparo. Olha eu votei nela!

Anônimo disse...

Propostas como a do Policarpo nunca faltaram, jamais faltarão. Aliás, são essas as propostas aleardeadas nos palaques eletrônicos, sobretudo, em tempos de eleições. Não à toa e assim a Ana Júlia se elegeu. Percebe-se agora, com essa bestialidade ocorrida com uma menor - não deveria, que os interesses eleitorais da então candidata da "mudança" foram colocados acima de qualquer compromisso com a população do Estado.
Ah, eu não sou da "oposição".
Sou Cidadã!

Anônimo disse...

O sr. Policarpo foi preciso e incisivo quanto a gestão e a governança corporativa. Tá tudo errado, obviamente que o chefe de Estado não pode acompanhar a ter controle sobre tudo que acontece, razão pela qual o secretariado deve ser composto por gente de sua inteira cofiança que serão seus olhos e ouvidos , a esses secretários será concedido poder para aplicar e ou apenas seguir as diretrizes estabelecidas no planejamento estratégico, ao que me parece tá faltando isso ao governo, um amadorismo sem tamanho toma conta do Estado, tá na hora de se administrar e não apenas gerir politicamente o Estado.Um Governo tem um orçamento gigantesco que poderia ser usado de maneira mas eficaz, forçando a baixa de preço na aquisição e execução de obras, produtos e serviços, mas isso não ocorre porque o dinheiro faz caminhos tortuosos até chegar nas contas dos fornecedores, em alguns estados se usa o pregão on line, é uma maneira de comprar por melhores preços, aqui nesse fim de mundo, nessa terra sem lei as coisas parecem ser feitas sob medida para que a corrupção ocorra. Falta gestão, profissionais competentes que saibam administrar, qualidades meramente pessoais ou partidárias não podem servir como parametro para nomeações, já disse antes e repito o perfil tem que ser técnico.Aacho que essa grande M... vai fazer com que haja algumas mudanças, Ana Júlia precisa começar governar, demitir aqueles que direta ou indiretamente contribuem para que esses escandâ-los aconteçam, mas não é só punir os delegados, investigadores, a responsabilidade tem que se estender epor todas as esferas competentes, até chegar naquele que por suas obrigações deveria saber as coisas que ocorrem na secretaria que está sob sua responsabilidade, um bom gestor, comperfil técnico, formado em administração poderia facilitar a tomada de decisões. O grande problema é quem? os bons técnicos esão encostados ou em funções que não rendem nada, tá na hora do Governo administrar o Estado como uma Empresa privada, melhorando a qualidade dos serviços e o atendimento de sua responsabilidade, cortar gastos, se tornar agil enfim.. funcionar.. Policarpo é isso mesmo, só acrescento que a responsabilidade é da Ana Julia quando ela escolhe e nomeia mal seus assessores.

Atenciosamente

JC - aquele que acha que numa situação dessas deveria cair a metade da cupula da Policia Civil, Susipe, e outros orgãos envolvidos, só assim como se diz eles ficariam espertos e atentos aos seus comandados.

Anônimo disse...

Juvêncio,
Na terça sai o edital com as agências de propaganda.
Vamos começar as apostas.

Unknown disse...

Mero, a expectativa é grande...eheh

Anônimo disse...

Como diz o anônimo das 3:47, falta gente qualificada para os cargos. Há exceções, é claro. Acho correto que o governante coloque pessoas de sua confiança ou de seu Partido em funções nos diversos órgãos do Estado. Mas, desde que essas pessoas reunam condições para desempenhá-las. Não sendo assim, os problemas virão causados pela falta de competência. E a bomba estoura em cima de que indicou e/ou nomeou.

Anônimo disse...

A questão da garota de Abaetetuba não tem a ver com a inexistência de cárcere feminino na delegacia.

Tem a ver com arbitrariedade policial.

Mesmo que existisse cárcere feminino na delegacia de Abaeté, a moça não poderia ficar presa lá.

Por ser menor de idade, teria que ser recolhida a um abrigo provisório.

A governadora não pode estar presente a cada momento em que,nos diferentes pontos do Estado, cada servidor público estadual, concursado, lida com a população. Para isto, a governadora teria que ser capaz de estar em milhares de diferentes lugares ao mesmo tempo.

Não foi ela quem mandou prender a moça. Não foi ela quem mandou colocar a moça junto com 20 homens. Quem fez isso, foram autoridades policiais, que ocupam seus cargos por terem sido selecionadas para isto em concurso público. Não foram nem mesmo nomeados pela atual governadora.

Se ela é culpada pela violência policial que vitimou a garota em Abaeté, muito mais culpado será Almir Gabriel pela violência policial que resultou em 19 assassinatos em Eldorado dos Carajás.

Ana Júlia, ao contrário de Almir Gabriel, tomou as providências legais para punir os responsáveis pela patifaria em Abaeté.

Anônimo disse...

Qual providência ? depois da porteira aberta e da lambança feita ela manda cumprir a lei e afastar os culpados? mazassimmmmmmm ela nunca sabe de nada, ela nunca vê nada. chego a compara-la com um marido traído. Ou ela assume essa bagaça ou então entrega de vez pro governo federal administrar e criar outra lambança! Mania de querer encobrir a Ana Julia, sempre procurando blindar a governadora. Quando ela era oposição não era assim que a coisa acontecia, não tinha a mesma tolerância.

JC - Odiando puxa saco.

Anônimo disse...

Querido JC, como ela não está assumindo esta bagaça como vc diz, ora o que ela pôde fazer já foi e está sendo feito, ela sabe que o Estado tem culpa por ter autoridades policiais, promotores e juizes omissos,reciclagem, cursos de direitos humanos e etc... são um bom começo para nossas autoridades policiais deste imenço Estado.Escola, acompanhamento rigido dos pais,tudo ajuda a melhorar a Sociedade.
Nada eu digo nada justifica a barbaridade que ocorreu com esta garota, mais tenho que perguntar, onde estavão os pais desta menina,
E VIVA A EDUCAÇÃO!!!!
Leila

Unknown disse...

Sim, Leila, Viva a Educação!

Anônimo disse...

Beleza desculpe falo de educação e escrevo imenso errado KKKKKK
Leila