14.12.07

Cerco aos Bandidos na Área Tembé

A operação de combate a crimes ambientais na reserva indígena Tembé, que começou na última quarta, deve continuar por vários dias ainda. A idéia é expulsar o maior número de invasores e ladrões de madeira.
A operação tem a participação decisiva dos índios, mas especialmente das mulheres da tribo. Em meados de novembro, trazendo os filhos nos braços, cerca de 30 delas foram até a Procuradoria da República em Belém dar informações sobre a localização dos madeireiros dentro da reserva e afirmar que, mesmo se houvessem homens da tribo envolvidos na extração de madeira, a operação tinha que ser realizada.
Até agora, pelo menos 34 pessoas foram encontradas retirando madeira dentro da reserva. Mesmo tendo sido liberados pela Polícia Federal, todos serão investigados e provavelmente processados pelo Ministério Público Federal por crime ambiental e furto de madeira. Os bens apreendidos com eles nesses primeiros dias de operação - 14 caminhões e quatro tratores - deverão ser revertidos em verbas para os índios e para a Funai.


Fonte: Assessoria de Comunicação do MPF no Pará.

Nenhum comentário: