11.12.07

Espertatins

Nas notas Bandeira e Avanço, reproduzidas da coluna Coisas da Política do jornal marabaense Opinião em post de 8 de novembro, conta-se a história de sucesso da Saneatins, empresa sob controle do capital privado que tem vencido as concorrências para oferta de serviços sanitários em várias cidades do sul do Pará.
Fonte da Cosanpa, na capital paroara, diz que o argumento da separação do estado, usado pela empresa para abrir novos mercados, tem sido tão forte quanto os preços na definição do resultado das concorrências.
E diz que a Cosanpa vai reagir.

4 comentários:

Joao Carlos Rodrigues disse...

Caro Juvêncio,

Espera-se que a reação da Cosanpa venha através de investimentos maciços para melhorar os péssimos serviços que presta hoje aos sul-paraenses.
Para que vc tenha uma idéia clara do quadro por aqui, é preciso dizer que a Cosanpa até hoje está operando apenas em Marabá, São Félix do Xingu e Conceição do Araguaia. Ou seja: em apenas três dos 38 municípios que formam a região sudeste do Estado.
Em Marabá, a população, apesar de morar às margens de dois grandes rios [Itacaiúnas e Tocantins] vive o mesmo drama dos habitantes do sertão nordestino: sem água nas torneiras. E é bom ressaltar que a maioria da cidade ainda não é servida por água da Cosanpa.
Sabendo que não há disposição do governo de privatizar a empresa [como aconteceu com a Saneatins] e nem recursos suficientes para atender a demanda nos próximos 20, 30 ou 50 anos [especialmente em uma região que tem previsão de dobrar sua população nos próximos 10 anos], torna-se inevitável que as prefeituras busquem outros parceiros para resolver esse problema da maior gravidade que é o abastecimento de água e a destinação adequada ao esgoto doméstico que causa doenças e sobrecarrega o já falido sistema público de saúde.
E, nesse quadro, é natural a vinda de outras empresas para ocupar o vácuo deixado pelo governo do Estado e sua falida e inoperante Cosanpa.

Um forte abraço,

João Carlos Rodrigues
Redator da coluna Coisas da Política e do blog Sul do Pará

Unknown disse...

É isso aí, nobre João. Sem retoques.É a única maneira de reagir. Tomara que o faça, e logo.
Um grande abraço prá vc.

Anônimo disse...

Se na capital a Cosanpa brinda a população com cortes diários no fornecimento de água, imagina-se como seja no interior. E Ana Júlia assumiu prometendo aumentar o número de famílias abastecidas por água encanada!Quem acreditou, entrou pelo cano.

Unknown disse...

Vc não perde por esperar.
200.000 novas ligações de água vão ser feitas a partir de fevereiro do ano que vem e até 2010, com recursos do PAC.
Hoje, 50% da população paraense não tem água encanada, não é só no sul do estado.
O que significa dizer que "no cano" estivemos este tempo todo.