10.12.07

Estado Violador

Hoje comemora-se os 59 anos da Declaração dos Direitos Humanos.
Na programação da efeméride, a OAB-PA confere este ano o prêmio José Carlos Castro ao Cacique Dadá Borari, da tribo Borari, que fica na Gleba Nova Olinda, rio Maró. Sua aldeia, Novo Lugar, no oeste do Pará, é uma área guardada pelo Estado do Pará e muito cobiçada por madereiros e grileiros.
Os madereiros consideram os índios um entrave, tanto que Dadá Borari, na condição de cacique e defensor da reserva indígena, já sofreu duas emboscadas até entrar no Programa Nacional de Defensores de Direitos Humanos, em abril deste ano.
O prêmio será entregue pela presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-Pará, a santarena Mary Cohen, que também integra a Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB-Nacional e coordena o Combate ao Trabalho Escravo da OAB nacional.
Sobre violência, diz Mary:

'Na realidade, o maior violador dos direitos humanos é o Estado, que deveria respeitar os direitos humanos desde os serviços essenciais, como o direito à saúde, a escola, à cultura e a saneamento básico, que são direitos fundamentais que deveriam ser respeitados. E quando me refiro ao Estado estou falando dos poderes legislativo, executivo e judiciário'.

--------

Atualizada às 16:40 para localização correta da aldeia de Dadá Borari, pelo gps de Alailson Muniz

7 comentários:

Anônimo disse...

ak diz:

José Carlos Castro, hein, Juca.
A gente cometeu tantos erros com câmeras na mão e idéias na cabeça que pensávamos mais nas câmeras nas mãos do que idéias na cabeça.
Dos outros.
Como as do José Carlos Castro.
Afonso Klautau

Anônimo disse...

Fantástico o sistema de segurança no Brasil: os marcados para morrer são escondidos para que os assassinos, sempre muito bem conhecidos, possam andar nas ruas livremente. Ou ninguém sabe quem são os madeireiros que querem matar Dadá Borari?

Anônimo disse...

Ministro,
Dadá é da Gleba NOva Olinda, rio Maró, afluente do rio Arapiuns. Sua Aldeia é Novo Lugar que não fica dentro da Resex Tapajós Arapiuns.

Estamos aguradando a sua presença!
Uma Abraço!

Unknown disse...

Presidente, obrigado pelas correções,já levadas à ribalta com os devidos créditos.
Mas...do jeito que a coisa está indo, acho que eu é que vou esperar vc por aqui.
Um abraço.

Anônimo disse...

Sou conhecedor da Gleba Nova Olinda e nunca ouvi falar sobre a presença de índios naquela região. Esse Dada Boronin é um marionete nas mãos das Ongs que desejam estratificar a miséria e o subdesenvolvimento na Amazônia. Acho que é chegada a hora de denunciar o crime imposto ao pará, com a criação da reserva extrativista do Arapiuns, pois os seus moradores foram manipulados e hoje continuam tão miseraveis como antes. O correto seria o Estado ter regularizado as áreas que ocupavam e criar programas de apoio às atividades das comunidades.O discurso do Dada Boronin, visa tão somente a criação de nova reserva. A OAB-PARÁ foi precepitada em outorgar honraria ao falso indio.

Unknown disse...

É mesmo lindeza?
Engraçado que vc conhece tuod e todos, julga a OAB e esquece de botar sua cara a tapa, assinar seu nome.
Mas assim...

Anônimo disse...

Queria saber se a OAB vai conceder premio e segurança as pessoas que estão trabalhando honestamente na gleba nova olinda que o Dada anda ameaçando de destruir tudo? Ameaçando não, ele estava no comando do manifesto que incendiou duas balsas carregadas de madeira, ato criminoso! Ameaça colocar fogo nas propriedades privadas também, em madeiras estocadas, em maquinário, em casas, em alojamentos, enfim: kd a segurança pública deste estado? Direitos iguais quando ele pediu, foi concedido, agora são os empresários e demais moradores de 11 das 14 comunidades que na gleba moram e clamam por segurança!