18.12.07

Interdite-se

Uma provocadora leitura da greve de fome do bispo dom Luiz Cappio, oferecida por e.mail ao blog. O autor não quis se identificar.


Acho que o Bispo vai ser enquadrado, mais dia, menos dia, pelo direito canônico - já recebeu o primeiro sinal de seus superiores - e pelo direito comum. Pelo direito canônico ele está obrigado ao jejum de pelo menos uma hora antes da Eucaristia (Cânone 919).
E o jejum penitencial não pode chegar a tanto (Cânones 1249-1253).
Passou dos limites toleráveis pela Igreja, que defende a vida, e se consentir na morte dele vai ficar numa batina justa. Aposto uma garrafa de vinho canônico João Paulo II de 720 ml que ela não vai consentir.
Pela lei dos homens os familiares do bispo - ele os tem? - e a Santa Madre Igreja devem assistí-lo para que viva, e não auxiliá-lo à morrer. No Brasil não se aceita o suicídio assistido, a eutanásia e assemelhados. Se os familiares e a Santa Madre não tomarem tenência, é caso para o Ministério Público, que tem o dever de pedir a interdição do homem - com perda dos direitos civis e políticos enquanto durar a interdição - nomear curador e obrigar a sua internação compulsória para ser alimentado por aparelhos (alimentação parenteral e outros quetais).

É o mesmo problema que enfrentam os médicos com as Testemunhas de Jeová que não aceitam a transfusão de sangue.
Aliás, um Procurador da Advocacia Geral da União - AGU mais combativo já teria provocado a autoridade canônica - via de regra os operadores do direito esquecem que os clérigos eleigos católicos estão sujeitos a essa outra jurisdição, a canônica - e o Ministério Público.

6 comentários:

Anônimo disse...

Perfeita a apreciação.
Sem entrar no mérito do assunto transposição (os dois lados tem argumentos e dados conflitantes), o
bispo não pode nem deve levar o assunto a uma posição extremada.
Onde ficam a conciliação e o diálogo (vale para ambos os lados)?

morenocris disse...

Caramba, Juca, agora "anônimo" até por e-mail?... rsrs

Beijos.
Bom dia.

Anônimo disse...

Juvencio, a posição mais lúcida (na minha modesta opinião) foi exposta pelo Noblat, ontem, em seu blog: se o bispo quer morrer de fome, que morra. Será uma pena...

Anônimo disse...

Ignorância protegida pelo anonimato: será que o anônimo especialista em direito canônico nunca ouviu falar em desobediência civil ? E em Gandhi? E em Luther King?
A justa e cívica luta de Dom Cappio, um homem simples, que dedica sua vida aos mais pobres, não pode ser estigmatizada de uma forma tão grosseira como se tem visto nos últimos dias, através de penas de aluguel do quilate do Noblat ou dos editorialistas a soldo dos Civita.
Se há uma posição extrema do bispo, ela é resposta direta à intransigência do governo Lula. Foi o presidente que "rasgou" os documentos do PT que há anos têm combatido soluções do tipo proposto pela transposição, que em resumo fazem a festa das grandes empreiteiras - beneficiadas pelos mais de 6 bilhões estimados com as obras - e, no futuro, farão a alegria de grandes proprietários e empresas interessadas na expansão do agronegócio.
Sugiro aos anônimos que pesquisem a opinião de cientistas sérios e conceituados, como o decano Aziz Ab Saber, por exemplo.
Um pouco de cultura não faz mal a ninguém.

Anônimo disse...

"Não, por favor, é fácil demais confundir uma paixão capaz de mudar de opinião com fundamentalismo, coisa que nunca farei. Cristãos fundamntalistas são apaixonadamente contra a evolução, e eu sou apaixonadamente a favor dela. Paixão por paixão, estamos no mesmo nível. E isso, para algumas pessoas, significa que somos igualmente fundamentalistas. Mas, parafraseando um aforismo cuja fonte eu não saberia precisar, QUANDO DOIS PONTOS DE VISTA CONTRÁRIOS SÃO MANIFESTADOS COM A MESMA FORÇA, A VERDADE NÃO ESTÁ NECESSARIAMENTE NO MEIO DOS DOIS. É POSSÍVEL QUE UM LADO ESTEJA SIMPLESMENTE ERRADO. E ISSO JUSTIFICA A PAIXÃO DO OUTRO LADO." (em "Deus, um delírio", de Richard Dawkins, 2007, Cia as Letras, pág. 17 - destaquei)

Cai como uma luva ao caso.

Anônimo disse...

O Bispo com fome e o sertanejo com sede. Quem poderá ajudá-los?

Esse bispo é rídiculo!
Alguém acredita que se esse projeto beneficiasse rico tava a tanto tempo na gaveta? Se fosse apenas para irrigação dos latifúndios agro-exportador esse projeto tava na gaveta há séculos?

Data de 1835 o primeiro documento oficial que menciona a possibilidade de transposição do Velho Chico, desconfio que se fosse pra beneficiar rico não estariam tanto tempo esperando.