5.12.07

Leviatã

É horrível a cena de despejo de moradores inadimplentes na Caixa com os financiamentos de suas casas, na mesma página que informa a absolvição do senador Renan Cowlheiros.
Capa do Liberal de hoje.

15 comentários:

Anônimo disse...

Gente honesta e humilde sem ter onde morar, sem rumo, sem força, crianças ao relento e o Renan, absolvido pela segunda vez, debocha dos brasileiros. Quem disse mesmo que o crime não compensa ??? O Senado brasileiro com certeza não foi.

Anônimo disse...

Juca,

não gosto do Renan e nem quero ficar fazendo comparações.
Despejo sempre me toca profundamente, porque todo mundo tem direito de ter um canto pra morar.
Concordo com você qúe é uma cena horrível, de uma situação terrível. Ficar sem teto em qualquer época é um horror e muito mais neste mês que um mês de muitos balanços.

Sergio Lopes disse...

e por essa e outras que quando "DE GAULE" grande primeiro ministro francês, deixou o Brasil , após visita, declarou: O Brasil não é um País sério.

Anônimo disse...

Ei Sérgio, o "de Gaule" é que não era sério! (aliás, ele nunca falou isso)

Mas, o que interessa é que, o certo certo mesmo, é o despejo e a cassação do Renan.

Desculpe, Juva, mas não dá para rezar e pecar ao mesmo tempo! rsrsrs

Unknown disse...

Então eu prefiro pecar, Lafayette...rs.
Abs

Anônimo disse...

Então lá vai uma historinha:

De manhã cedo, anos atrás, andando no calçadão do maçarico, no Sal, encontrei um advogado famoso, que já foi pro andar superior, fazendo sua caminhada matinal. Suava feito louco, e me disse que já estava mais de 1 hora caminhando, e ainda iria andar mais outra hora.

No final da manhã, encontrei com ele na marina que ele tinha... FUMANDO!

Aí falei:

-Pô Ricardo, fumando?! De manhã tu lá, na maior saúde, e agora... FUMANDO!

Ele deu mais um trago, olhou pra mim e setenciou:

-Lafa, a gente reza e depois peca! (riso gerenalizado)

Unknown disse...

Será que era o Ricardo Chamiê, o rei dos fuscas envenenados e das calças pantalonas dos anos 70?

Anônimo disse...

Na mosca!

Ps.: Com relação aos fuscas e às calças, não posso confirmar... ainda era "tum plec tum bem" nesta época.

Unknown disse...

rsrs...mas eu me lembro.
O Ricardo era um pouco mais velho do que eu, e sua mãe, Oceanira, era amiga da minha.
Morava no José Maria Marques, e "amargava", com muito fair play, o fato de ser do lado "pobre" da endinheirada família.
Era uma sujeito bacana.

Unknown disse...

Sim, já ia esquecendo.
Se não estou enganado, acho que deixou uma bela viúva, com todo o respeito, é claro.

Anônimo disse...

Juvencio e Lafayette ,
A matéria do post ( fica esquisito quando a gente lê como tá escrito né não??) é dolorosa mas os comentários de vcs foram du caramba e acabei num saudosismo associando o Cowlheiros a fuscas , Dallas , Renan e JR Ewing e bostas o que dá no mesmo né não????
Menos Dallas e fuscas , claro.
Abraços
Tadeu
Voltando a questão habitacional acho que um dos pilares da questão do sucesso economico dos USA e do fracasso histórico nosso é o tal do morgage habitacional americano com juros fixos no contrato prestações realmente dedutíveis(pagou uma prestação ela automaticamente é deduzida do montante haja o que houver , não existe essa magica de matemática financeira típica dos nossos contratos gananciosos e cheios de usuras onde vc paga anos a fio e no final deve o dobro do que contratou e é o que deve estar acontecendo com os mutuários que vc se refere , isso é ridículo e a alegação jurídica é sempre a mesma: TÁ NO CONTRATO - pau no cú do contrato me desculpe a grosseria .Além do que a Morgage é moeda negociável (de alta liquidez) para vc montar um negócio , refinanciar uma outra casa etc). Não tenho conhecimento técnicos suficientes para dizer como deve ser feito mas sei que poderia ter sido e que pode ser feito.Afinal temos dinheiro para comprar reeleição , para comprar aerolula então dá pra fazer um projeto habitacional que reimpulsione um crescimento sustensável de verdade com base no suprimento de uma carencia historica e não no lucro financeiro especulativo e se não der a gente fecha tudo e faz uma fazendona com o Cowlheiros vendendo os bois com preços 50% acima do mercado e aí fazemos grana de novo , tá tudo dominado
Abraços Tadeu

Anônimo disse...

Tadeu,

Perfeito.

Os contratos de financiamento habitacional brasileiros parecem montados pela assessoria econômica da máfia.

Você paga uma prestação atualizada monetariamente todos os meses. Três anos depois, descobre sua dívida aumentou.

É como se você não houvesse pago nada, e ainda pedido mais dinheiro ao banco.

A desculpa é que os juros e atualização monetária incidem sobre o saldo devedor. Como este é maior que a prestação, o efeito negativo do pagamento desta, sobre o montante, é menor que efeito positivo dos juros mais correção.

Acontece que você paga 15 anos, de um total de 20, e o saldo dos 5 anos não pagos continua aparecendo maior que o montante dos 15 anos pagos.

Conseguir uma explicação para isso junto aos financiadores é perda de tempo.

Ninguém sabe nada.

Unknown disse...

Tadeu velho de guerra, vc tem razão. ese atuário do SFH, dewsde os anos 70, é só trolha na galera. Nunca entrei, moro de aluguel, e sum dia resolver comprar faço uma poupança antes, prá financiar o mínimo.

(Já viste que o teu time no Rio já tem até argentino para o ano que vem?)
Abração, Tadeu!

Anônimo disse...

Juvencio e amigo das 7:35 , que esclarece o roubo de forma simples , em qq país minimamente civilizado os autores dos contratos estariam junto com o fernandinho beira-mar aqui dão aula de matematica financeira nas instituições do Di Gênio ou daquele milico da Estácio de Sá , que recebem prêmio de incentivo a educação Roberto Civita ou Fundação Irineu Marinho por terem inaugurado a 11387° facudade de direito no impoluto município de Piraporinha do Sul em MG que aguarda ansioso a visita do secretário de educação programada para jan de 2009 para reabrir a escola municipal de 1° grau Tiradendes , fechada ano passado por falta de carteira e cadeira mas cuja aquisição já consta do orçamento do PAC / 2008 apresentado pelo nosso guia.
Assim caminha pra trás e pro lado a nossa humanidade
Abração
Isso , Juca se comprar pague tudo senão vc se ferra vamos ver se com argentino pelo menos a gente não treme no mo numental ahahaha
Tadeu

Unknown disse...

Tadeu, eu só pensei em coragem quando o nome do argentino veio a baila...rs