19.2.08

Desordem

Um coronel do exército para comandar a PM.
Segundo o Repórter Diário, edição de hoje do Diário do Pará, esta pode ser a alternativa para enquadrar a indiscipinada e belicosa oficialidade da PM paroara, durante décadas aprontando todas, e agora opondo resistências às tentativas de enquadramento.
A crise da segurança pública volta a atingir níveis preocupantes, para o Palácio dos Despachos, sede do governo, e nas ruas do estado.

9 comentários:

Sergio Lopes disse...

Juca,o problema na Segurança pública Estadual é serio , não encontra limites e freios e o maior atingido por tudo isso e a população. Hoje, assalta-se circo, carteiro, motorista de taxi, enfim chegamos ao limite do descalabro. É necessário uma ação de impacto que faça a população acreditar no aparelho policial. 80% das ações criminosas nem mesmo são objeto de registro policial, pela total descrença no êxito das investigações.
Enquanto isso, os Oficais da PM patrocinam briga de poder dentro dos quarteis, quando deveriam concentrar esforços em defender a cidade da barbárie e do medo que assola.

Unknown disse...

Feia a coisa, Serjones.
Essa de hoje, dos carteiros, foi cruel. No Rio, os pesquisadores do IBOPE costumam ficar retidos em algumas áreas de favela, obrigando os instituos a entar em cena e negociar com os traficantes.
O Correio não entra mais. Escolhe uma espécie de ponto, na subida da favela, e entrega tudo lá.
A patuléia faz procuração.
Arre!
Bom dia prá vc.

Anônimo disse...

Juca querido,

as polícias - militar e civil, o exército e assemelhados - nunca foram minha paixão. Mas, se há uma coisa que os contém, é o respeito à hierarquia.

Assim, se o governo do estado espera dar conta da desordem instalada por ele também na corporação, indicando um coronel do exército para comandá-la, acho que a amêndoa é pior que a sineta, como diz-se parodiando o ditado.

Não acredito que na corporação não exista alguém capaz de apaziguá-la e comandá-la. Salvo se estiverem sempre buscando alguém "perfilado" ao Partido. Aí, com certeza, limitam-se as escolhas.

Essa história da rebelião "expontânea" parece mais um arremedo de saída para não determinar a saída necessária.

Fica bonito fazer parecer que somente um coronel do exército é capaz de impor moral à polícia corrupta, inepta, rebelde, etc.... como se essa fosse a característica de toda a instituição. E não é.


Beijão

Anônimo disse...

Sou totalmente contra essa história de se importar um general do exército para comendar a nossa PM.
O que a governadora precisa fazer é enquadrar esses coronéis da polícia militar, o botar ordem na casa.
Militar é hierarquia, é cumprir ordens.
Vic Pires Franco

Anônimo disse...

O problema está na falta de autoridade do Palácio dos Despachos, pois o estopim da crise na PM está dentro do Palácio, na Casa Militar. Três oficiais - um coronel e dois tenentes-coronéis, comandam a indisciplina tentando desestabilizar o Comandante Geral.
Ana Júlia deveria ter batido o martelo e acabado com isso.
O que é pior um Major da rserva, com DAS 5, na SUSIPE também vive a colocar notas nos jornais com o mesmo objetivo e ninguém faz nada, ou seja, deixa ele desmoralizar a vontade o Cel Luiz.
E um tenente-coronel que é assessor do Secretário de Segurança Pública também faz parte do motim.
Nós militares estamos tentando acertar, pois como todos sabem a herança é maldita.
Mas deste jeito não dá.
É urgente que a Governadora coloque um ponto final nisto.

Anônimo disse...

Não acredito muito nessa história de complô para derrubar o Comandante da PM. Acho que tem algo de podre por tras disso.
Se o problema é a existencia de 3 coronéis na casa militar, creio que isso não será mais problema com a exoneração do sub chefe e do outro tenente coronel. mas será que era só isso mesmo? é muita teoria da conspiração. Nada pode ser feito ou falado senão desestabiliza o comandante da PM. Estória esquisita essa...
E agora, como será ou em quem irão colocar a culpa pelo problema da segurança pública, pela falta de solução efetiva da PM? Ninguém vê que até carteiro está sendo assaltado? É o fim da picada!
Não se esqueçam que por mais briga que os coronéis tenham, o que não é de hoje, os cabos, soldados e sargentos, que realmente fazem o policiamento no dia a dia, continuam atrabalhar, como se nada soubessem, até porque dessa disputa de poder eles nunca compatilharam e nem vão compartilhar do bônus, e o ônus pagam diariamente com as péssimas condições de trabalho.
Acredito que em vez do Comandante da PM ficar dando trela pra tanta teoria da conspiração, deveria ir pra rua, trabalhar pra resolver o problema de segurança, até porque, com o esvaziamento de seus desafetos da casa militar, vai colocar a culpa em quem?
Enquanto os oficiais (todos) conspiram uns contra os outros, os praças continuam a trabalhar em péssimas condições e a morrer, e a população sofrendo na pele o aumento da criminalidade.
Vá trabalhar comandante!

Anônimo disse...

num comentário acima alguem dizendo ser VIC PIRES FRANCO, e se este for o Deputado Federal e Ex-2º Esposo do Estado (marido da ex-vice) afirma que: " Militar é hierarquia, é cumprir ordens".
Caro Ex-2º esposo,
É por existir esse tipo de pensamento que as nossas policias militares chegaram ao patamar em que estão, pois assim sendo, ao militar fica vedado ter consciência crítica, ter noção e exercer de fato, como portador e garantidor, a cidadania; ter consciência da necessidade de se respeitar os Direito Humanos; ter consciência da existência de direitos fundamentais e da necessidade de protegê-los, dentre outras coisas que com certeza fariam com que a violência policial e os desrespeitos aos direitos fundamentais e humanos fossem diminuidos, pelo menos.
Foi com esse tipo de pensamento que sua mulher foi coadjuvante no Governo do Estado? isso explica muita coisa!
Reflita e tente mudar essa sua linha de raciocício. Ainda há tempo! 64 já passou, estamos em 2008, lembra?
Militares não são máquinas, robôs! São seres humanos que merecem ser tratados como tal, e se eles não tiverem pensamentos críticos diante da realidade, nós outros continuaremos a pagar pelos excessos.
Eles também são cidadãos!
Que vergonha deputado!

Anônimo disse...

Anônimo das 11:56
Não retiro um linha do que escrevi.
E outra coisa, respeito é bom e eu gosto.
Vic Pires Franco
Deputado Federal

Anônimo disse...

Uma questão deve ser levada em conta: A legislação atual que rege a organização básica da PMPA, lei LC 053/06, diz no artigo 7º que o posto de Comandante Geral deve ser ocupado por Oficial do ultimo posto da Corporação, ou seja, obrigatoriamente a Lei diz que o Comandante Geral da PMPA deve ser coronel da PM do Pará