19.1.09

O Cruzamento Necessário

A matéria que O IVCezal não publicou no sábado anterior, depois de tirar a edição prontinha do pé da rotativa e refazer até a capa, foi publicada sábado à noite no blog A Perereca daVizinha. Os números, à primeira vista, impressionam.
O governo gasta mais do que muitos ministérios em diárias e passagens aéreas.
Quase 10% dos servidores viajaram.
82 deles receberam mais de R$ 20 mil num ano.
Mas há casos e casos. Dentre esses 82, por exemplo, cito o de uma engenheira agrônoma, que trabalha junto às aldeias indígenas e passa, efetivamente, muitos dias fora da capital. A trabalho, e em condições duras. Podem ser citados também, nestas condições, os exemplos de uma jornalista e do secretário pessoal da governadora, que a acompanham em viagens.
Talvez não seja o caso dos servidores lotados no Detran, por exemplo, onde surge uma potencialmente perigosa série mensal de diárias. Avanço de sinal?
Também preocupa o aumento verificado entre 2007 e 2008. No atual governo, aumentou em 30% o número de servidores que se deslocou da capital. Interiorização? PTP?
Não há excessos nos aumentos dos valores unitários das diárias. Quem viaja a serviço sabe muito bem que mal dá para cobrir as despesas, e ainda assim em condições restritas. No Pará, hoje, despesas de hospedagem, alimentação e transporte custam, num padrão decente, não menos de R$ 200/dia
Salvo engano deste poster, apenas tres secretários de estado figuram na lista. Neste nível hierárquico, o primeiro lugar é do titular da pasta de Formação Bruta de Capital Fixo, digo, Ciência e Tecnologia, Maurílio Monteiro. Navegou pelo Pará?
O blog vai aguardar as explicações do governo, necessárias. Se todas as informações foram obtidas nos sites da Auditoria Geral do Estado e da secretaria da Fazenda, aguarda-se a justificativa da utilização desses recursos: o cruzamento das fontes e usos.
Por enquanto, só temos as fontes.

-----

A auto censura a que se impôs a folha nariguda sombreia as informações. Mas é a reiteração da prática de um jornal que sempre se entregou alegremente à vaselina do poder. Sempre.

3 comentários:

Anônimo disse...

No detran, não há muito o que explicar.

Anônimo disse...

Por falar nisso, a diretora da Escola de Governo, esteve em Rondon do Pará para fazer não sei o quê, só sei que ela andou divulgando aqui que o Governo do Estado estava apoiando uma das chapas que concorrem à coordenação do Campus de Marabá, a de um professor da área tecnológica. E se ele perder? será que o Governo confirma isso?

Anônimo disse...

Acontece que os salários, mesmo sendo dos aspones, não cobrem as necessidades de consumo dessa galera, daí as diárias terem se transformado em complemento salarial. Sabendo que também sustentam boa parte de uma turma apadrinhada, que viaja a passeio ou pra fazer política de grupo. No DETRAN, é uma festa, as diárias aumentaram na época do mês de julho, pois é mais quem quer ir pra Salinas, Bragança... Lá, só uma servidora somou mais de 48 mil, na Paratur outra ganhou 60 mil ( ver página da Auditoria Geral do Estado). Imagine quanto ganhou cada um daqueles que foram pra china?